Está aqui

Estado ajuda Banif com 1.100 milhões de euros

No último dia de 2012, o ministério das Finanças anunciou a injeção de 1.100 milhões de euros no Banif para recapitalizar o banco e este poder cumprir as exigências do Banco de Portugal. Já a administração do Banif compromete-se com um aumento de capital de apenas 450 milhões de euros junto de investidores privados.
Foto de Paulete Matos

O Estado injetará, já em janeiro deste ano, os 1.100 milhões de euros, sendo 700 milhões no capital do banco e 400 milhões em obrigações convertíveis (Cocos).

Segundo o Jornal de Negócios, o Estado tornar-se-á assim no principal acionista do banco, uma vez que o capital social do Banif é de 570 milhões de euros e a injeção direta de capital por parte do Estado é de 700 milhões.

A administração do banco compromete-se com um aumento de capital de 450 milhões de euros, numa segunda fase, até final de junho deste ano. Destes 450 milhões de euros, os principais acionistas do banco (Rentipar Financeira SGPS e Auto Industrial Investimentos e Participações, SGPS) comprometem-se a investir apenas 100 milhões de euros. O BES investirá 50 milhões. Dos restantes 300 milhões, o Banif espera ir buscar 250 milhões a investidores nacionais e só 50 milhões a investidores internacionais.

Com esta injeção, o Estado português já ajudou a banca com 5.600 milhões de euros, através da linha de recapitalização do programa da troika.

Termos relacionados Política
(...)