Enfermeiros da Santa Casa em greve pela progressão salarial

Enfermeiros e enfermeiras da SCML estão em greve até à meia-noite desta quarta-feira, reivindicando a progressão salarial e a publicação do acordo negociado até abril de 2021.
Enfermeiras e enfermeiros da SCML em greve a 15 de dezembro de 2021 - Foto de SEP

A notícia é do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (sep.org.pt), que refere que se registou uma negociação, iniciada em 2019, com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) da revisão parcial do Acordo de Empresa (AE) de 2016.

O sindicato critica a Mesa da SCML e considera “inaceitável e intolerável” que não tenha aceitado o resultado da negociação, nem a efetivação da progressão dos anos anteriores à pandemia.

Segundo o SEP, os negociadores consensualizaram cláusulas e concluíram a revisão a 30 de abril de 2021, tendo sido clarificadas algumas cláusulas, como a facilitação de formação profissional (desde que previamente autorizada pela instituição), a compensação do trabalho prestado aos sábados e domingos para os enfermeiros em serviço nas ERPI (estrutura residencial para pessoas idosas), ou a existência da figura do enfermeiro do trabalho, tal como definido pela Direção-Geral da Saúde e Ordem dos Enfermeiros.

Explica o sindicato que a Mesa da SCML não respondeu, até ao início de setembro, às negociações havidas, justificando com razões internas e necessidade de esclarecimento sobre matérias negociadas. Posteriormente, o sindicato, em três reuniões, esclareceu o que tinha sido negociado e pediu esclarecimento sobre a atualização da progressão salarial dos enfermeiros, que tivessem condições, em relação aos anos anteriores à pandemia (2017, 2018, 2019).

O SEP lamenta que a Mesa da SCML tenha vindo afirmar a “...impossibilidade de contemplar novas progressões desde o início da pandemia...” e tenha omitido a questão das progressões dos anos anteriores à pandemia.

Termos relacionados Sociedade