O 268 da Rua da Palma é um beco. Além da sede do Bloco, todos os outros edifícios partilham o mesmo número de porta, entre habitação e várias lojas. Este facto inócuo foi transformado no mais recente boato das redes sociais: o Bloco de Esquerda teria montado na sua sede empresas do Paquistão relacionadas com serviços de emigração.
A publicação original é de Sofia Afonso Ferreira nas suas páginas pessoais do X e Facebook. Na primeira daquelas redes apresenta-se como “personalidade da mídia” (sic). Se visitarmos a sua página do blogue do Times of Israel ficamos a saber que “trabalhou como jornalista, consultora de comunicação e política”. O “trabalho” político passou, de acordo com a imprensa, por uma militância no PSD, depois na Iniciativa Liberal. Mais tarde quis fundar um outro partido a que chamou Democracia21. Acabou por se juntar a André Ventura numa candidatura às eleições europeias de 2019, numa coligação breve que se chamou Basta. Em 2019, ainda se candidatou às legislativas pelo Partido Popular Monárquico. Nas autárquicas seguintes foi candidata à Câmara Municipal de Lisboa pelo “Nós, Cidadãos” do qual era vice-presidente.
É esta a autora de uma publicação onde se afirma que o número 268 da Rua da Palma é, desde 2022, “a sede fiscal das empresas Hello Dreams e Vision For Tomorrow, ambas a operar em serviços relacionados com a imigração do Paquistão”. Para ela, isso significa que as empresas têm “morada fiscal na sede do Bloco de Esquerda”.

Apesar de quem conheça aquela zona de Lisboa saber que não há mistério, o dirigente bloquista Adriano Campos decidiu responder-lhe. Na sua conta do X, escreveu “o 268 da Rua da Palma é um beco onde se encontram vários edifícios: a sede do Bloco, associações, lojas, até prédios residenciais. As mentiras de Sofia A Ferreira e Marco Galinha desmentem-se em 30 segundos. Tirando isso, fica só a propaganda da extrema-direita e dos seus amigos”.
O 268 da Rua da Palma é um beco onde se encontram vários edifícios: a sede do Bloco, associações, lojas, até prédios residenciais. As mentiras de Sofia A Ferreira e Marco Galinha desmentem-se em 30 segundos. Tirando isso, fica só a propaganda da extrema-direita e dos seus amigos https://t.co/Hk9Bs3UXDa
— Adriano Campos (@Adriano_PCampos) February 15, 2025
Marco Galinha, empresário admirador de Trump que os leitores do Esquerda bem conhecem das suas ligações à oligarquia russa, não só republicou o boato original da colunista do Times of Israel como quis fazer uma publicação na sua conta com as referidas empresas, chamando-lhes “empresas do bem” que “fazem tudo pela atividade e negócios” e juntando duas fotos com uma descrição da atividade daquelas empresas.

Para além de Adriano Campos, também Luís Galrão, verificador de factos independente, se pronunciou sobre esta publicação escrevendo: “Que disparate de 'investigação'... Mais 30 segundos e encontrava a loja do beco da Rua da Palma, 268, que surge nessa info das 2 empresas”
Que disparate de 'investigação'... Mais 30 segundos e encontrava a loja do beco da Rua da Palma, 268, que surge nessa info das 2 empresas: https://t.co/v6bE6moYgB
O #GoogleMaps indica a Rua do Benformoso pq a loja tem uma porta de serviço lá: https://t.co/7fm3G596BO #factcheck pic.twitter.com/APtKe5y6CP— Luís Galrão (@LGalrao) February 16, 2025