Está aqui

Economia alemã tem queda histórica no segundo trimestre, devido à covid-19

Segundo o Bundesbank, a economia da Alemanha tem, no segundo trimestre de 2020, a pior contração desde 1970, quando começaram a ser recolhidos os dados estatísticos trimestrais. Até agora, a maior queda tinha ocorrido no segundo trimestre de 2009, 7,9%.
Economia alemã teve queda histórica no segundo trimestre – Foto da Volkswagen Wolfsburg, wikimedia
Economia alemã teve queda histórica no segundo trimestre – Foto da Volkswagen Wolfsburg, wikimedia

Os dados do segundo trimestre de 2020 serão divulgados na próxima quinta-feira, 29 de julho, e segundo o banco central alemão a contração da economia pode ascender a dois dígitos.

Segundo a Lusa, o Bundesbank estima que a economia alemã tenha atingido o ponto mais baixo em abril passado, devido à pandemia covid-19. No primeiro trimestre, a queda na atividade económica foi de -2,2%.

O banco central alemão refere que no setor retalhista o volume de negócios já começou a crescer em maio e que nesse mês a produção industrial e as exportações começaram a recuperar. Mas, a indústria só recuperou um quarto da queda.

O desemprego aumentou significativamente em todos os setores exceto setor público, banca, seguros e agricultura, tendo a taxa de desemprego subido para 6,4% em junho. O número de trabalhadores a receber subsídio atingiu os 6,8 milhões de pessoas em abril, 20% das pessoas que descontam para a segurança social.

O Bundesbank prevê uma recuperação económica no segundo semestre, com valores desiguais entre os vários setores.

Em maio passado, a Alemanha tinha divulgado que a queda no primeiro trimestre de 2020 tinha sido de 2,2%. Segundo a Deutsche Welle, foi o “pior resultado” desde a crise económica de 2008/2009 e o “segundo pior” desde a reunificação de 1990.

A queda do PIB verificou-se sobretudo devido à baixa do consumo das famílias. A despesa pública manteve-se (2,2%), o investimento em bens de equipamento caiu então 6,9% num mês e as exportações caíram 3,1% no primeiro trimestre de 2020.

Termos relacionados #CriseGlobal, Internacional
(...)