Está aqui

Documentário "Cidades impossíveis" mostra exemplos de políticas inovadoras

Combater a especulação imobiliária, criar agricultura urbana, responder à população sem abrigo, ter uma cidade sem carros e transportes gratuitos são objetivos para os quais se olha através de cidades europeias que são “exemplos de que nada é impossível”.
Ricardo Moreira em Berlim.

Estreia esta quinta-feira, 22 de junho, no site Mensagem de Lisboa o primeiro episódio do documentário Cidades Impossíveis, realizado e apresentado por Ricardo Moreira. Através dele, viaja-se por cinco diferentes cidades europeias em busca de “exemplos de que nada é impossível”. Ou seja, soluções políticas concretas que estão a ser implementadas para alguns dos principais problemas urbanos da atualidade.

O documentário viaja até Berlim, onde a cidade “usou ferramentas para atacar a especulação imobiliária”. Vai a Bruxelas conhecer os muitos projetos de agricultura urbana. Passa por Barcelona, onde “o município diz que está a acontecer a transformação mais radical e democrática desde o Eixample de Cerda no Séc. XIX. Querem ter uma cidade sem carros e por isso estão a construir super quarteirões”. No Luxemburgo apanha boleia dos transportes públicos gratuitos que foram implementados desde 1 de março de 2020. E, em Helsínquia, olha para o projeto Housing First da cidade que “faz da Finlândia o único país da Europa onde o número de pessoas em situação de sem abrigo está a diminuir”.

Na próxima segunda-feira, 27 de junho, às 18 horas, os cinco episódios de "Cidades Impossíveis" serão transmitidos na Sala 3 do Cinema São Jorge, em Lisboa. A entrada é livre e a seguir à sessão há debate com o público. No site Mensagem de Lisboa serão publicados semanalmente, sempre à quarta-feira até 20 de julho.

Ver primeiro episódio de "Cidades Impossíveis", em Berlim:

Berlim | Casas que as pessoas podem pagar | Cidades Impossíveis

Termos relacionados Cultura
(...)