Desobedoc 2023 regressa ao Porto no fim de abril

04 de abril 2023 - 17:40

De 28 abril a 1 de maio, a mostra de cinema insubmisso vai passar pelo cinema Trindade e alarga o convívio ao espaço Almada Ponto. Já são conhecidos alguns filmes da programação deste ano.

PARTILHAR

O Desobedoc - Mostra de Cinema Insubmisso está de volta em 2023 entre os dias 28 de abril e 1 de maio no Cinema Trindade e com o Almada Ponto como espaço de convívio, conversas e exposições que, tal como os filmes em exibição, têm entrada livre.

"A linha programática deste ano continua ligada aos 50 anos do 25 de Abril, em que marcamos as conquistas alcançadas, mas principalmente o que temos ainda de garantir alcançar, como o direito à habitação, à cidade e aos cuidados e avanços nos direitos das mulheres", refere a organização do evento promovido pelo Bloco de Esquerda, Cultra, Rede Transform! e pelo Gabinete de Ligação de Madrid da Fundação Rosa Luxemburgo.

Além disso, na programação do Desobedoc deste ano, destacam-se duas efemérides relevantes: o aniversário da morte de Amílcar Cabral e o golpe de estado do Chile, "recuperando as memórias e a relevância política destes acontecimentos e dos atores neles envolvidos", além da situação "da última colónia de África, com a luta do povo Saharaui pela autodeterminação".

Sobre a primeira efeméride, será exibido "O regresso de Amílcar Cabral", de Djalma Fettermann, Flora Gomes, José Bolama, Josefina Crato e Sana na N'Hada. Trata-se da primeira produção de cineastas guineenses após a libertação do colonialismo português em 1974, que documenta a transferência dos restos de Amílcar Cabral de Conacri (onde foi assassinado em Janeiro de 1973) para Bissau em 1976.

Também será exibido "Solo Minado", um projeto documental e experimental de Filipa César que faz a ligação entre o processo de independência da Guiné-Bissau, Amílcar Cabral e as pesquisas do político e agrónomo guineense em Portugal.

A programação completa será anunciada brevemente, mas já são conhecidos outros três dos filmes a exibir no Desobedoc 2023. Um deles é "Debout les femmes" - De pé, mulheres -, documentário realizado por Gilles Perret e François Ruffin que acompanha dois deputados (Ruffin, da França Insubmissa e Bruno Bonnel, do LREM) na preparação do relatório sobre o trabalho doméstico em França, acompanhando cuidadoras, trabalhadoras domésticas e acompanhantes de alunos com deficiência.   

Também será exibido "En los margenes" - Nas Margens -, o filme de Juan Diego Botto que conta com Penélope Cruz como produtora e protagonista, a par de Luis Tosar e Christian Checa. O drama centra-se nas três histórias que se cruzam ao longo de 24 horas, tendo a luta contra os despejos como pano de fundo. A estreia nas salas portuguesas está marcada para junho.

Em homenagem aos cinquentenário da publicação das "Novas Cartas Portuguesas", comemorado no ano passado, o Desobedoc exibe o filme "Les trois Portugaises" - As Três Portuguesas - realizado em França em 1974 por Delphine Syrig, feito em apoio das escritoras portuguesas Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta et Maria Velho da Costa, alvo de julgamento nos tribunais fascistas por terem publicado aquele livro de denúncia da sociedade patriarcal.