Está aqui

Deputados subscrevem apelo de solidariedade contra a repressão na Turquia

O terceiro maior partido da Turquia está sob ameaça de ilegalização por parte do regime de Erdogan, após ver os seus líderes presos e parlamentares e autarcas destituídos.
manifestação
Foto The Left/Twitter

Os deputados do Bloco de Esquerda juntaram-se ao apelo internacional de solidariedade com o HDP (Partido Democrático do Povo), o terceiro maior partido da Turquia e maioritário entre o eleitorado curdo.

O apelo expressa a indignação pela repressão contra o HDP, que obteve mais de 11% dos votos nas ultimas legislativas, retirando a maioria absoluta ao AKP, o partido do Presidente Erdogan.

O autoritarismo do regime turco aumentou após a tentativa falhada de golpe militar em 2016, que serviu de pretexto para uma purga em grande escala na administração pública, escolas e universidades e no sistema judicial, que atingiu mais de 150 mil pessoas. As forças da oposição, em especial as que têm laços ao movimento de solidariedade com o Curdistão e defendem a sua autodeterminação, passaram a sofrer uma repressão maior, com o regime a destituir autarcas e a colocar no seu lugar administradores ligados ao partido do poder em Ancara.

“Todas estas violações aos direitos humanos na Turquia fazem parte de uma longa série de ataques dirigidos contra o HDP e o movimento nacional curdo, mas também contra todas as instituições e pessoas que lutam contra o autoritarismo do governo de Erdogan”, afirma o texto do apelo internacional.

Além dos deputados e eurodeputados do Bloco, o apelo conta já com a subscrição de atuais e antigos deputados da esquerda italiana, espanhola e inglesa.

Termos relacionados Internacional
(...)