O debate televisivo das eleições presidenciais norte-americans entre Joe Biden e Donald Trump, transmitido em direto na madrugada de quarta-feira, foi um autêntico caos com interrupções constantes, sobretudo vindas de Trump, troca de insultos e desrespeito pelas regras. O moderador da Fox News, Chris Wallace, teve um trabalho muito complicado, refere o jornal Expresso.
O debate tocou em assuntos como a fiabilidade das eleições, a gestão da pandemia da covid-19, os impostos de Trump, a economia, o passado dos candidatos, o Supremo Tribunal ou os protestos antirracistas.
Opiniões são consensuais: Foi dos piores debates da história
As opiniões são praticamente consensuais em apontá-lo como um dos piores debates da história dos Estados Unidos, muito devido à postura de Donald Trump. George Stephanopoulos, antigo porta-voz de Bill Clinton e agora colaborador da ABC News, refere que “foi o pior debate presidencial que vi em toda a minha vida”. Wolf Blitzer, jornalista da CNN, afirmou que “não ficaria surpreso, aliás, se este fosse o último debate”. Jake Tapper, também da CNN, disse “que confusão, que rudeza, um terror”.
Estão previstos mais dois debates, dia 15 e 22 de outubro. As eleições estão marcadas para dia 3 de novembro.
O Jornal de Notícias lembra que no dia 7 de outubro é a vez dos candidatos à vice-presidência, o republicano e evangélico Mike Pence contra Kamala Harris, a senadora democrata que poderá ser a primeira mulher a governar na Casa Branca.
Os argumentos de Trump não foram nada de novo: mentiras e discurso racista, xenófobo e supremacista. Biden também perdeu as “estribeiras”
O atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez também do debate um ataque à Joe Biden, como por exemplo, sobre a expulsão do filho de Biden das forças armadas devido a sua toxicodependência e os negócios do candidato democrata na Ucrânia. Na altura, Trump pressionou o presidente ucraniano para investigá-los, o que levou a uma tentativa de destituição por parte do Partido Democrata.
De acordo com o Público, Trump insistiu em que o candidato do Partido Democrata só teria um bom resultado se fosse estimulado com drogas e se recebesse ordens através de um auricular.
Biden disse que “o facto é que tudo quanto ele disse até agora é simplesmente mentira. Não estou aqui para denunciar as mentiras dele. Toda a gente sabe que é um mentiroso”. Mas o antigo vice-presidente de Obama também mentiu ao afirmar que o défice comercial dos Estados Unidos com a China aumentou durante o mandato de Trump.
O Público relata que o candidato do Partido Democrata também acabou por insultar o adversário chamando-o de “palhaço” e “racista” e mandando-o calar por diversas ocasiões
Biden não explorou o assunto dos impostos de Trump, introduzido pelo moderador, nem argumentou com as ligações do presidente dos Estados Unidos a negócios na Rússia.
Os protestos antirracistas foram o tema mais polémico do debate
Quando se chegou ao tema dos protestos antirrascistas e das agressões policiais, o debate subiu de tom. Biden chamou racista a Trump e desmentiu que queira desmantelar a polícia.
Wallace convidou Trump a condenar os supremacistas brancos, mas o presidente do Estados Unidos rejeitou a proposta. “Mas digo-lhe uma coisa, alguém tem de fazer algo em relação aos Antifa e à esquerda, porque isto não é um problema de direita, é um problema de esquerda”, referiu o candidato republicano.
The Proud Boys are ecstatic tonight about getting mentioned in the debate tonight.
"Trump basically said to go fuck them up! this makes me so happy," writes one prominent Proud Boy. pic.twitter.com/hYA7yQVAOn
— Mike Baker (@ByMikeBaker) September 30, 2020
O grupo supremacista branco Proud Boys, depois destas declarações de Trump, reproduziu o seu símbolo nas redes sociais com as palavras proferidas pelo presidente.
Mike Baker, correspondente do New York Times, partilhou algumas mensagens do grupo Proud Boys, como por exemplo “estamos a postos, sir” ou “basicamente, Trump disse-nos para irmos espancá-los. Isto deixa-me tão contente”.
O painel de espectadores estava composto por 39 democratas, 25 republicanos e 36 indecisos, deu a Biden 60 pontos e a Trump 28. Antes do debate, os números eram próximos das sondagens: Biden 56; Trump 43.