De um tetraplégico para um paraplégico: Meu apoio incondicional ao candidato Jorge Falcato

Jorge, como não voto no teu círculo eleitoral, o meu voto não irá contribuir para a tua eleição, mas contribuirá para o reforço e afirmação de quem nos defende. Texto de Eduardo Jorge.
Foto de Paulete Matos.

Vou pronunciar-me sobre um tema delicado. Não poderia deixar de o fazer, mas como é meu costume, antes de qualquer atitude ou tomada de decisão, pensei e repensei sobre o que fazer, e neste caso aconteceu o mesmo.

Trata-se de não ficar indiferente à postura tomada por um amigo que se chama Jorge Falcato Simões, paraplégico desde 1978.

Jorge, aceitaste corajosamente ser candidato a deputado como independente pelo círculo de Lisboa, pelo Bloco de Esquerda.

Como é natural nestas coisas, devido à tua condição, estás a ser alvo de severas críticas, tais como: "estão a aproveitar-se de ti" ou "tu a aproveitares-te dos outros". Estão completamente errados, fazem-no porque não te conhecem como eu conheço. Corria o ano de 2011, ano em que tive o privilégio de te conhecer através de outro ser maravilhoso e amigo incondicional da nossa causa, teu colega arquiteto Pedro Homem de Gouveia. Estava eu juntamente com mais 3 amigos a preparar a 1ª Marcha pela Igualdade em Lisboa e em boa hora aceitei o convite para ir reunir convosco.

Penso, devido à minha deficiência, ter todas as condições para compreender a tua decisão amigo, e colocar-me na tua pele, afinal a pele do outro. Assim como eu estás confinado a uma cadeira de rodas, eu devido a acidente de viação, tu porque uma das balas disparadas por um assassino te atingiu em 1978, quando manifestavas a tua opinião acerca daquilo com que não concordavas e que é legítimo fazer em democracia, já nessa altura lutavas por direitos humanos, e tens todo o direito de optar por dar a cara pelo partido que defende as tuas/nossas causas, princípios e reivindicações.

Como eu te entendo, Jorge Falcato! O partido pelo qual estás a dar a cara foi o único que me/nos apoiou quando realizamos a vigília em frente à Assembleia da República em 2012, quando realizei a greve de fome também em frente à Assembleia da República em 2013, assim como me apoio na minha viagem de protesto em cadeira de rodas até ao Ministério da Solidariedade e Segurança Social em 2014 com a presença da Srª deputada Helena Pinto à minha chegada, e nos recebeu em audição parlamentar recentemente. Aquele mesmo partido que tomou a iniciativa de apresentar um projecto de lei pelo direito à Vida Independente. (neste particular o PCP agiu da mesma forma, facto que devo realçar).

Nós temos direitos e deveres como os demais… Somos cidadãos e cidadãs que nos orgulhamos das nossas deficiências e recusamo-nos a ser encarados como "coitadinhos" ou a viver da "caridadezinha" dos nossos órgãos governamentais e das instituições. Queremos ter direito à dignidade e ao tratamento condigno por parte do Estado e da sociedade… Recusamo-nos à institucionalização compulsiva e reivindicamos o direito a ser mantidos no seio da nossa família e nosso ambiente social, ao direito de ir e vir, educação em pleno, formação condigna. Enfim, exigimos ser tratados como gente que somos.

Jorge, como eu gostaria que a tua eleição fosse uma realidade… Entre outras situações seria caricato ver transportarem-te em cadeirinha...aos ombros...como um saco de batatas...até chegares ao teu lugar no Parlamento, isto é, se o tiveres, pois como bem sabes nem o órgão máximo da nossa democracia reúne condições para nos receber, por lá fazem-se as leis mas para os outros cumprirem.

Jorge, como não voto no círculo de Lisboa, mas sim no de Santarém, o meu voto não contará para a tua eleição, mas contará para a nossa indignação.

Sei que alguns amigos e amigas, irão criticar-me também nesta tomada de posição. Assumo esta postura, não porque tenha veia de político ou tenha aderido ao Bloco de Esquerda, mas pela causa e porque sempre valorizei os programas e pessoas, e não os partidos, e porque lhe estou grato pelo apoio prestado e porque confio que muito mais poderá fazer por nós. Os outros partidos, aqueles que têm ocupado o poder desde há muitos anos, já tiveram todas as oportunidades para mudarem o sentido das coisas e têm-se recusado a fazê-lo, embora tenham feito promessas e as não tivessem cumprido.

Aos amigos e amigas que não concordam com esta tua / nossa postura, com o todo o direito que a liberdade lhes confere, não peço desculpa por tomar esta posição, antes pelo contrário, porque quero ser livre de pensar, agir e manifestar-me de acordo com as regras mais básicas de qualquer regime democrático.

Conheça as razões que levaram o Jorge Falcato a candidatar-se:

Com um forte abraço deste teu Amigo

Eduardo Jorge.
Estrututura Residencial Para Idosos do Centro de Apoio Social da Carregueira

04 de Setembro de 2015

Publicado no blogue Tetraplégicos.

Termos relacionados Sociedade