Está aqui

Covid-19: Estado irá pagar aos privados até 13 mil euros por doente

Segundo a proposta de acordo citada pelo Público, este é o valor que os hospitais privados e do setor social receberão pelos doentes mais graves que forem encaminhados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os grupos Lusíadas Saúde e Luz Saúde admitiram querer cobrar ao Serviço Nacional de Saúde [SNS] todas as despesas relacionadas com doentes covid, independentemente de serem encaminhados pelo SNS. Foto de Tiago Petinga, Lusa.
Os grupos Lusíadas Saúde e Luz Saúde admitiram querer cobrar ao Serviço Nacional de Saúde [SNS] todas as despesas relacionadas com doentes covid, independentemente de serem encaminhados pelo SNS. Foto de Tiago Petinga, Lusa.

O documento, válido por três meses, e que, findo esse período, pode ser renovado mensalmente, prevê que, nos casos mais graves, em que o doente necessite de um ventilador por mais de quatro dias, o erário público terá de reembolsar os privados em cerca de 13 mil euros.

A notícia foi veiculada após o Bloco ter questionado o Governo face ao facto de os grupos Lusíadas Saúde e Luz Saúde terem admitido, em reportagem televisiva, cobrar ao Serviço Nacional de Saúde [SNS] todas as despesas relacionadas com doentes covid, independentemente de serem doentes encaminhados pelo SNS, de irem ao hospital privado por sua opção ou de serem beneficiários de seguros ou subsistemas com acordos com estes hospitais. Em conferência de imprensa, a ministra da Saúde, Marta Temido, garantiu este sábado que tal não irá acontecer.

Segundo as cláusulas do acordo, publicado pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), e citado pelo Público, serão os hospitais do SNS a encaminhar os doentes de Covid-19 para os hospitais privados que queiram aderir a este sistema. Na missiva é ainda previsto o encaminhamento de pessoas com outras doenças que estejam internados nos hospitais públicos.

Por cada doente internado sem necessidade de ventilação, ou que faça ventilação até 96 horas, o valor a pagar pelo Estado é de 1962 euros. Se o doente precisar de mais de 96 horas de ventilação, o montante já ascende a 12.861 euros. Já no que respeita a pessoas que estão a ser tratadas por patologias que não a Covid-19, o valor aplicado tem em conta as tabelas que os hospitais públicos já utilizam no pagamento aos hospitais privados com um desconto mínimo de 10%.

Termos relacionados #SomosTodosSNS, Covid-19, Política
(...)