Climáximo faz ação de denúncia da seguradora Allianz

O Climáximo divulgou que ativistas do grupo se mascararam de ‘prospetores’ da RWE, grande empresa alemã de carvão, e fizeram uma ação na sede da seguradora Allianz, em Lisboa, para denunciar a seguradora por promover o “colapso climático”.
Ativistas do Climáximo fizeram ação de denúncia da seguradora Allianz, por promover o colapso climático – Foto do Climáximo

“A Allianz é uma das maiores seguradoras do mundo e continua a garantir com os seus seguros e com o seu investimento directo, a actividade catastrófica que é a prospecção e a produção de carvão e outros fósseis. É urgente que estas empresas deixem de alimentar o caos climático”, refere o Climáximo no comunicado de divulgação desta ação.

O grupo ambientalista acusa os setores financeiro e segurador de facilitarem o aumento das emissões com o seu apoio, sublinhando que a RWE, assim como a GALP ou a EDP são apoiadas por estes setores, “que continuam a suster e a incentivar a expansão da base de produção de mais combustíveis fósseis, apesar da necessidade absoluta de cortar as emissões globais de gases com efeito de estufa em 50% até 2030”.

O Climáximo, que já participou em ações contra as minas da RWE na Renânia, denuncia que a RWE opera no mercado de carvão global (também trabalhando com outros fósseis), tendo o apoio do governo alemão e das empresas financeiras e seguradoras, que sustentam a sua atividade.

Sobre a Allianz, o coletivo ativista diz que a empresa anunciou em 2018 que ia deixar de segurar a exploração de carvão, por preocupações com as alterações climáticas, mas pelo contrário continua a segurá-as, em particular a RWE. A Allianz prometeu também deixar de segurar a indústria fóssil, mas só acabará com os seguros em 2040, refere o coletivo, acusando: “É só mais um ciclo de greenwashing em que o sistema bancário, financeiro e segurador evita que a economia mundial capitalista faça com o sistema climático entre em descontrolo total”.

Termos relacionados Salvar o Clima, Ambiente