Está aqui

Cinemateca homenageia António Loja Neves

A Cinemateca Portuguesa vai prestar homenagem esta sexta-feira ao jornalista e realizador falecido em maio, numa sessão dedicada à sua memória com a projeção do documentário “O Silêncio”.
António Loja Neves (1953-2018)

A sessão terá lugar esta sexta-feira às 21h30 e conta com a projeção de “O Silêncio”, realizado por António Loja Neves e José Manuel Alves Pereira, que estará presente na homenagem.

O documentário resgata a história da aldeia de Cambedo da Raia, junto à fronteira com a Galiza, que em 1946 foi cercada e bombardeada pela Guarda Civil espanhola, a PIDE, o exército e a GNR durante dois dias. A operação comandada pelas tropas espanholas com apoio da ditadura portuguesa envolveu buscas casa a casa e saldou-se na morte de dois guerrilheiros antifascistas e outros dois agentes da GNR e na prisão de duas dezenas de habitantes por colaboração com os guerrilheiros.

Nascido em 1953, António Loja Neves trabalhou mais de três décadas no semanário Expresso, foi autor de vários livros e dirigiu revistas ligadas ao cinema. Foi programador de festivais de cinema, ativista contra o racismo e a xenofobia na associação SOS Racismo e aderente do Bloco de Esquerda.

Termos relacionados Cultura
(...)