Está aqui

António Loja Neves (1953-2018)

O jornalista, escritor e realizador de cinema António Loja Neves morreu este domingo, dia 27 de maio, aos 65 anos, em Lisboa, na sequência de um enfarte.
António Loja Neves foi fundador do Bloco de Esquerda.
António Loja Neves foi fundador do Bloco de Esquerda.

Nascido na Madeira, Loja Neves era jornalista do Expresso há mais de 30 anos. Trabalhou também na área do cinema, em programação, realização, em festivais ou como júri.

Em 2001, ganhou o Prémio Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores em 2001, pelo livro “Barcos, íntimas marcas”. Recentemente, publicou, com Margarida Neves Pereira, o livro “Arménia: Povo e identidade”, pela Tinta-da-China.

Esteve na fundação da Federação Portuguesa de Cineclubes, da Apordoc - Associação Pelo Documentário e do Panorama - Festival do Documentário Português, foi coorganizador dos Encontros Internacionais de Cinema de Cabo Verde e comissariou mostras de filmes lusófonos em vários países.

Foi diretor da revista Cinearma, passou pela Cinema Português e pelo semanário África.

Realizou os documentários “Ínsula” (1993) e “O silêncio” (1999), o último com José Alves Pereira.

António Loja Neves foi ainda dirigente do SOS Racismo e militante no PCTP/MRPP, no Bloco de Esquerda e no Livre.

Esta terça-feira 29 de maio terá lugar, entre as 19h00 e as 21h30, uma cerimónia de amizade e homenagem na Rua das Gaivotas n° 6, espaço do Teatro Praga, que fica na Rua das Gaivotas, nº 6.

Atualização: A Assembleia da República aprovou por unanimidade o voto de pesar proposto pelo Bloco no dia 30 de maio de 2018.

 

AnexoTamanho
PDF icon votopesarlojaneves.pdf224.56 KB
Termos relacionados Sociedade
(...)