Está aqui

Cimeira Social do Clima: imagens dos primeiros dias

O esquerda.net está em Madrid a acompanhar a contra-cimeira do Clima. Veja aqui alguns vídeos que resumem o que se passou no fim de semana.
Manifestação de dia 6 de dezembro em Madrid.
Manifestação de dia 6 de dezembro em Madrid. Foto Victor Barro/Friends of the Earth International/Flickr

A Cimeira Social do Clima arrancou no sábado, depois de na véspera cerca de meio milhão de pessoas terem saído às ruas da capital espanhola para exigir mais ação aos governantes reunidos na COP-25.

O esquerda.net acompanhou os ativistas portugueses que foram a Madrid manifestar-se e participar nos trabalhos da contra-cimeira, que apresenta um programa com inúmeros debates e atividades. Aqui pode ver imagens da saída dos autocarros de Lisboa com depoimento de João Reis, da Climáximo.

Já em Madrid, pode ver nestes vídeos imagens da manifestação, com declarações da coordenadora do Bloco, Catarina Martins, e do ativista da Climáximo, Diogo Silva.

Aqui estão imagens da transmissão em direto que o esquerda.net fez nas redes da enorme mobilização cidadã pela justiça climática.

A grande atração da manifestação foi a jovem ativista sueca Greta Thunberg. Ao ponto de a polícia lhe ter pedido que saísse a meio do cortejo, uma vez que as centenas de pessoas que tentavam aproximar-se dela impediam a manifestação de avançar. Greta saiu a meio e dirigiu-se para o palco onde fez uma intervenção a acusar os líderes mundiais de estarem a trair as pessoas.

Boa parte dos participantes portugueses nas atividades da contracimeira pernoitaram num ginásio e assistiram a alguns dos debates de sábado:

A deputada bloquista Maria Manuel Rola destacou alguns dos principais debates do dia em declarações ao esquerda.net

 
No domingo houve uma ação de rua chamada “Mar sem petróleo”, em frente à petrolífera Repsol, protagonizada por elementos das comunidades indígenas no Brasil afetadas pela poluição causada pelo derrame petrolífero no norte do país.

O esquerda.net continua em Madrid a acompanhar o movimento pela justiça climática. Não perca nos próximos dias mais vídeos com entrevistas aos participantes.

Muitos debates desta contracimeira podem ser acompanhados em direto no canal da Cimeira Social do Clima no Youtube.

Termos relacionados COP-25 em Madrid, Ambiente
(...)