Está aqui

COP-25 em Madrid

Manifestação de dia 6 de dezembro em Madrid. Fotografia: Victor Barro/Friends of the Earth International/Flickr

COP25: ponto sobre mercados de carbono fica sem solução

Dezembro 15, 2019

Este domingo, houve acordo em Madrid, embora o Artigo 6, o único do Acordo de Paris que falta regulamentar, continue sem solução. O consenso chegou a estar em causa devido ao Brasil, mas o país acabou por recuar.

Fotografia: EPA/ZIPI, Lusa

COP25: Movimentos temem “desastre completo”

Dezembro 13, 2019

Esta sexta-feira, vários ambientalistas, empresas e sindicatos afirmaram que a COP25, em Madrid, pode culminar num “desastre completo”, estando alguns países, como o Brasil, a tentar “arruinar” o acordo de Paris sobre combate ao aquecimento global.

Ativistas indígenas à porta da COP25

Ativistas em protesto à porta da COP25

Dezembro 10, 2019

A denúncia da presença do lóbi dos combustíveis fósseis nas negociações da cimeira e a resposta ao assassinato de dois líderes indígenas brasileiros deram o mote a vários protestos à margem da cimeira do clima em Madrid.

Manifestação de dia 6 de dezembro em Madrid.

Cimeira Social do Clima: imagens dos primeiros dias

Dezembro 9, 2019

O esquerda.net está em Madrid a acompanhar a contra-cimeira do Clima. Veja aqui alguns vídeos que resumem o que se passou no fim de semana.

O líder parlamentar do Bloco, Pedro Filipe Soares. Foto de Rita Sarrico.

COP25 não pode servir para dar respostas batidas ou falhar neste momento crucial

Dezembro 4, 2019

Quando os jovens “dizem que se o clima fosse um banco já tinha sido salvo, atiram à raiz do problema: a vontade política para responder às alterações climáticas”, frisou Pedro Filipe Soares, avançando que “dizer que se quer saber do planeta enquanto se protegem as petrolíferas é não perceber que temos de agir rapidamente”.

COP25: Impactos do aquecimento “são muito mais graves do que pensávamos”

Dezembro 2, 2019

O presidente do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas afirmou na abertura da cimeira do clima que “é preciso reduzir as emissões a zero” para conseguir alcançar a meta do aquecimento a 1.5ºC até ao fim do século.