Está aqui

China: uma semana em alerta vermelho de poluição

Milhares de pessoas estão a fugir das zonas situadas norte da China devido a um espesso manto de nevoeiro causado pela poluição.
A poluição poderá estar a afetar 460 milhões de pessoas. Foto Reprodução

Shijiazhuang, na província de Hebei, é a cidade chinesa mais poluída, com uma concentração de partículas PM2.5 - as mais finas e suscetíveis de se infiltrarem nos pulmões –, 29 vezes acima do nível máximo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Desta forma, ao fim de seis dias sob alerta máximo, o departamento de Educação da cidade decidiu fechar as escolas, o que provocou descontentamento popular devido à resposta tardia, escreve o jornal Expresso citando o Guardian.

A poluição poderá estar a afetar 460 milhões de pessoas, um número equivalente à população total somada dos Estados Unidos, Canadá e México.

Fuga difícil

Desta forma e segundo o Expresso, milhares de pessoas estão a tentar deixar o país ou a deslocar-se para regiões menos poluídas, sendo que os destinos mais procurados são a Austrália, a Indonésia, o Japão e as Maldivas.

Fugir das zonas perigosas tem sido difícil, escreve o jornal China Daily, citado pelo Guardian, porquanto o denso nevoeiro causado pela poluição levou ao encerramento dos aeroportos localizados em toda a região norte do país.

Para se ter uma noção do caos, basta dizer que o aeroporto Nanuan de Pequim cancelou todos os voos na terça-feira, enquanto o aeroporto internacional de Pequim cancelou pelo menos 273 voos.

Um ativista da Greenpeace em Pequim, Lauri Myllyvirta tem dado conta através da rede social Twitter das dificuldades de viver sob um nível tão elevado de poluição.

Lauri Myllyvirta afirma que para proteger os pulmões tem evitado sair de casa e socorre-se de dois purificadores de ar e uma máscara.

Nos próximos três a cinco anos, prevê-se que haja uma quebra na utilização de carvão uma vez que estão a ser tomadas várias medidas com o objetivo de proceder à reestruturação da economia e preservar o ambiente. No imediato, a única solução para a população é a fuga temporária ou permanente das áreas mais perigosas.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Ambiente
(...)