Está aqui

“China promove comércio internacional para desenvolver relações equitativas”, diz Jerónimo

Em entrevista à agência Xinhua (Nova China), o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, diz também que “no mundo atual, é de grande importância que a China continue vigorosamente trilhando seu próprio caminho de construção socialista, sob a liderança do PCC".
Jerónimo de Sousa deu entrevista à agência Nova China - Foto Tiago Petinga/Lusa (arquivo)
Jerónimo de Sousa deu entrevista à agência Nova China - Foto Tiago Petinga/Lusa (arquivo)

O líder do PCP deu uma entrevista à Xinhua (Nova China), que a agência noticia em várias línguas, nomeadamente em português, espanhol e inglês. Segundo a versão portuguesa, Jerónimo de Sousa diz que a “China conquista êxitos em todas as áreas desde sua fundação há 70 anos”.

O líder do PCP destaca os grandes êxitos da China, considerando que podem ser vistos “no desenvolvimento das forças produtivas, no progresso social, na redução substancial das taxas de pobreza e na melhora qualitativa do bem-estar” e aponta o alívio da pobreza como o maior êxito socioeconómico.

Para Jerónimo de Sousa, “no mundo atual, é de grande importância que a China continue vigorosamente trilhando seu próprio caminho de construção socialista, sob a liderança do PCC".

Em versão em inglês, a agência refere que o secretário geral do PCP falou muito bem da defesa pela China dos princípios da Carta da ONU e do direito internacional.

A Xinhua assinala ainda que Jerónimo de Sousa destacou a justiça, a democracia e a paz como parte integrante na luta pelo progresso social e afirmou: "Acreditamos que o progresso da China no seu desenvolvimento económico e social e na construção do socialismo dará uma grande contribuição a essa causa universal".

A entrevista foi também divulgada na edição portuguesa do Renmin Ribao (Diário do Povo), o jornal oficial do Partido Comunista da China.

Termos relacionados Política
(...)