No comentário às projeções de resultados divulgadas pelos canais de televisão, Pedro Filipe Soares afirmou que o Bloco reconhece que esses resultados, "se as projeções se confirmarem, demonstrarão que não atingimos os objetivos que tínhamos traçado para estas eleições”.
O líder parlamentar bloquista apontou, em segundo lugar, que se assistiu a uma reconfiguração da extrema-direita. “A normalização da extrema direita, em particular dos dirigentes, resulta numa reconfiguração da direita que hoje está aos olhos de toda a gente. Avisámos várias vezes e muitas vezes fomos ignorados e outras fomos até contestados”, salientou.
“Sendo umas eleições presidenciais, neste momento tão particular no país, cá estaremos, a Marisa Matias e o Bloco de Esquerda, para as lutas que são necessárias e essenciais”, salientou Pedro Filipe Soares, em terceiro lugar, destacando a “resposta à enorme crise pandémica, económica e social que temos pela frente”, a luta pelos direitos de quem trabalha e o combate às alterações climáticas. “Este é o resultado das lutas que temos travado, é o nosso património que continuaremos a levar por diante nos próximos dias”, concluiu o dirigente do Bloco.