Está aqui

Bloco lança campanha para travar despejos

O objetivo do Bloco é mudar a lei e alargar moratória de despejos, de forma a que esta não se limite apenas a pessoas idosas ou com deficiência.
A moratória aprovada no Parlamento abrange apenas uma parte muito reduzida na população, razão pela qual o Bloco de Esquerda a considera insuficiente.
A moratória aprovada no Parlamento abrange apenas uma parte muito reduzida na população, razão pela qual o Bloco de Esquerda a considera insuficiente.

O Bloco de Esquerda anunciou que irá insistir numa moratória aos despejos até que se finalize o processo legislativo em curso que trará mais proteção aos inquilinos. Para reforçar a necessidade dessa proteção que o partido considera urgente, será lançada uma campanha de rua em vários suportes e várias iniciativas públicas nas cidades mais pressionadas. Posteriormente, já em setembro, será reapresentada a iniciativa legislativa que tem como objetivo parar todos os despejos e que foi rejeitada recentemente pelo Partido Socialista, que se associou com a direita para o chumbo desta proposta transitória.

O Parlamento aprovou uma outra moratória há semanas que decorreu desta referida iniciativa do Bloco de Esquerda. Segundo a deputada Maria Manuel Rola, “a luta dos moradores e o projeto de lei do Bloco de Esquerda já deu frutos e fez com que o Partido Socialista reconhecesse a necessidade de uma moratória aos despejos ao ponto de ter apresentado uma proposta própria para os mais fragilizados” entende, embora acrescente que “o direito à habitação não é um direito reservado a casos extremos” e que “precisamos de salvaguardá-lo para todos como propôs o Bloco de Esquerda”. “Alargar a moratória já aprovada para incluir nelas todos os que necessitem é a forma de sermos consequentes e dar essa garantia”, remata a deputada, acrescentando ainda que “o adiamento do processo e a falta de proteção dos inquilinos levará também ao aceleramento do processo legislativo por parte do Bloco de Esquerda, que colocará a votação as suas propostas ainda durante esta sessão legislativa”.

A moratória aprovada no Parlamento abrange apenas uma parte muito reduzida da população, razão pela qual o Bloco de Esquerda a considera insuficiente e voltará a insistir na suspensão dos despejos para todos os inquilinos.

 

1624915914287236

Termos relacionados Política
(...)