Está aqui

Bloco acusa Governo de falta de coragem para acabar com vistos gold

Partido pede a apreciação parlamentar do decreto-lei que apenas se aplica à habitação em áreas metropolitanas e no litoral. Maria Manuel Rola assinala que este regime promove a especulação e abre portas ao branqueamento de capitais e corrupção.
Foto Ken Hawkins/Flickr

Em declarações à TSF, a deputada bloquista lembra que o executivo socialista se comprometeu com o fim dos vistos gold nas grandes cidades já este ano, e que agora vem adiar a medida para o início de 2022. "É um recuo bastante grande ao que o Governo se tinha comprometido, mas não é só", refere.

"Essa limitação aplica-se apenas na habitação. Mas como sabemos, no nosso país, e em qualquer parte do mundo, a especulação imobiliária não se move apenas pela habitação", frisa.

Maria Manuel Rola explica que “é passível de existir a alteração de um edificado de habitação para outra área, que escapam a esta tardia regulamentação da parte do Governo".

"O Governo não tem tido coragem para acabar com os vistos gold, legisla tarde e cede à pressão das entidades de investimento imobiliário", acusa a deputada.

Maria Manuel Rola recorda ainda que "este tem sido um programa que levanta várias dúvidas. Não existe informação fidedigna e o próprio Governo já confirmou que não tem informação".

"Este tipo de instrumentos é conhecido por utilizar sistemas de branqueamento de capitais e corrupção", aponta.

Na apreciação parlamentar apresentada esta quarta-feira, o Bloco sublinha que “o Parlamento Europeu e a própria Comissão Europeia instaram Portugal e os restantes Estados membros a acabar com estes esquemas de atribuição de residência”.

“O Bloco de Esquerda há muito que denuncia que os vistos gold são um fator que em muito contribui para a proliferação da criminalidade económica. Se queremos combater a corrupção e o crime económico, não podemos ser complacentes com este mecanismo e devemos, ainda mais em momento de crise, proteger o nosso país da atração de investimento estrangeiro que não cria emprego, fragiliza o país e o torna alvo de possíveis fraudes e crimes”, lê-se no documento.

AnexoTamanho
PDF icon ap_vistos_gold.pdf63.4 KB
Termos relacionados Política, Vistos gold
(...)