Está aqui

Biblioteca Nacional adquire espólio de Fernando Pessoa

370 documentos de Fernando Pessoa, que estavam em posse da família, serão disponibilizados online. Passam também a integrar a BNP novos documentos de Vítor Ramos, Orlando Ribeiro, Alexandre O'Neill, Editora Romano Torres, Jean Aubin, Raul Rego, António Sérgio, Jorge e Mécia de Sena.
Biblioteca Nacional adquire espólio de Fernando Pessoa. Fotografia: Wiki Commons

Abarcando um período de 41 anos, desde 1894 até outubro de 1931, os documentos de Fernando Pessoa agora adquiridos estão escritos predominantemente em português e inglês e incluem poesia, prosa, planos, projetos, apontamentos e astrologia.

Entre estes 370 documentos encontram-se traduções feitas por Fernando Pessoa de textos de Almada Negreiros, Carlos Lobo de Oliveira e um fragmento de William Shakespeare e também correspondência trocada entre Fernando Pessoa e João Gaspar Simões (vinte e cinco cartas enviadas por Fernando Pessoa e trinta enviadas por Gaspar Simões a Pessoa), José Régio (sete cartas enviadas por Fernando Pessoa e duas recebidas) e Adolfo Casais Monteiro (uma carta deste para Fernando Pessoa). 

A Biblioteca Nacional passa também a contar com documentos colecionados por Fernando Pessoa (ilustrações em bilhetes-postais de paisagens de Durban, na África do Sul, uma fotografia de Sidónio Pais e recortes de impressos) e documentos biográficos do poeta, como certificados de aproveitamento escolar ou o requerimento ao Governo Civil de Lisboa a propósito da apreensão das “Canções” de António Botto.

Os documentos agora adquiridos vão ser digitalizados e ficarão disponíveis para leitura presencial, em suporte digital. 

A BNP anunciou também a aquisição, ocorrida já em outubro de 2020, de conjunto de cartas de Jorge e Mécia de Sena às editoras “Portugália Editora” e “Editorial Inova”. E passa também a contar com dezanove cartas do exílio de António Sérgio e treze cartas de António Sérgio a Câmara Reys. Por doação, foram também incorporados novos lotes de documentos nos espólios de Vítor Ramos e de Orlando Ribeiro, e nas coleções de Alexandre O'Neill, Editora Romano Torres, Jean Aubin e Raúl Rego.
 

Termos relacionados Cultura
(...)