O agricultor, Fernando Pires, mostrou as vantagens do cultivo sustentável, no qual até as urtigas são aproveitadas para combater diversas pragas. "Há respeito pela terra, não somos só nós que impomos culturas, aceitamos as que a natureza dá", disse.
"A maioria dos terrenos estão retalhados por vários proprietários e essa é a maior dificuldade do investimento na agricultura" argumenta o agricultor, acrescentando que "desde que bem explicado e informado, o Banco Público pode ser muito vantajoso para pequenos proprietários e para quem quer cultivar".
O candidato bloquista Heitor de Sousa apresentou as ideias-chave do projecto para criação de um Banco Público de Terras: "garantir uma renda a proprietários, garantindo também o retorno do terreno no final do contrato. Por outro lado, garante-se a hipótese de arrendar grandes parcelas de terreno para consolidar um investimento tecnologicamente avançado na agricultura".
Este projecto esta já a ser implementado noutros países, com despesa mínima do Estado e enormes aumentos de terreno cultivado, disse.
Ler mais sobre a proposta do Bloco “Agricultura Contra o Endividamento”.