Está aqui

Atentado na Síria vitima círculo próximo de al-Assad

O gabinete de crise sírio foi alvo de um ataque bombista. O ministro da Defesa e o cunhado de al-Assad estão entre as vítimas. O Conselho de Segurança da ONU adiou para quinta-feira a votação da resolução que propõe sanções ao país.
Foto disponibilizada pela agência estatal Sana na qual o ministro de Defesa (direita), General Daoud Rajiha, está numa cerimónia junto do presidente sírio Bashar al Assad (esquerda)

O ataque bombista ocorreu durante uma reunião dos altos responsáveis do aparelho militar e de segurança do regime. Estão confirmadas as mortes do ministro da Defesa Daoud Rajha, do adjunto do chefe de gabinete do comando militar sírio e cunhado de Bashar al-Assad, Asef Shawkat, e também do antigo ministro da defesa e atual conselheiro do vice-presidente sírio Hassan Turkmani. Há ainda rumores sobre a morte do ministro do Interior, que já foram desmentidos pela televisão pró-governamental. De acordo com esta versão, Mohamed Sha’ar ficou ferido e a sua situação é considerada estável, tal como a do responsável pelo gabinete de segurança, Hisham Ikhtiar.

Logo após o atentado, surgiram duas organizações a reivindicar a sua autoria, o Exército Livre da Síria e a Brigada do Islão. O Governo sírio reagiu ao atentado com a promessa de estar "mais determinado que nunca a confrontar todas as formas de terrorismo e cortar qualquer mão que ataque a segurança nacional".

As reações internacionais ao atentado também não se fizeram esperar, com o Secretário de Defesa norte-americano, Leon Panneta, a dizer que a "situação está a ficar descontrolada" e que "é óbvio que estamos a assistir a uma escalada no conflito" entre o regime e os rebeldes que têm combatido ferozmente entre si nos últimos meses.

O atentado ocorre no dia em que o Conselho de Segurança da ONU ia discutir a resolução que propõe sanções a Síria, mas a Rússia já veio dizer que o acordo está agora mais longe. "Uma lógica perigosa: Enquanto as discussões para resolver a crise síria prosseguem no Conselho de Segurança da ONU, os militantes intensificam os seus ataques terroristas, frustrando todas as tentativas" de resolução do conflito, escreveu o ministro-adjunto da Defesa russo na sua conta na rede social Twitter. Koffi Annan, o enviado especial da ONU à Síria, propôs o adiamento da votação da resolução para quinta-feira.

Termos relacionados Internacional
Comentários (1)