Está aqui

Assinou contrato de trabalho e morreu

A morte chegou no interior da própria empresa (Yazaki) e logo após a assinatura de um contrato tão desejado. Por José Lopes.

A ansiedade pelo direito à conquista de um contrato de trabalho é cada vez mais o drama que pesa sobre quem procura alguma estabilidade para a sua vida e da sua família. Mas quando a angustia e o cansaço de uma vida de precariedade torna o dia-a-dia de um trabalhador um pesadelo, na esperança de vir a conseguir, mesmo um precário contrato de trabalho, aí, o dia à muito aguardado com expectativa pode ser fatal, caso a emoção pela conquista de um direito laboral seja demasiado forte. A morte chegou no interior da própria empresa (Yazaki) e logo após a assinatura de um contrato tão desejado.

Uma operária natural do Furadouro-Ovar morreu no dia 29 de Agosto logo que conquistou o direito a um contrato de trabalho na Yazaki após um ano de trabalho através de uma empresa de trabalho temporário. O caso seguiu para o Ministério Público já que a família questiona o acompanhamento médico dado à operária que tinha manifestado no período da manhã deste dia fatídico, sintomas de problemas de saúde que deveriam ter sido tidos em conta preventivamente. A solução, após medicação terá passado por mantê-la na linha de produção em que viria a falecer com um contrato acabado de assinar.

O lamentável fim de uma operária com quarenta e tal anos que tinha trabalhado durante 15 anos na Philips e aí tinha sido também uma das vitimas do desmantelamento da unidade de produção desta multinacional em Ovar, teve no dia 1 de Setembro no seu funeral uma significativa moldura humana de amigos e familiares em que se destacaram muitas operárias que se apresentaram, nesta homenagem à colega da empresa envergando a camisa branca de trabalho com a sigla da multinacional que, entre tantos outros episódios de lutas e resistências na defesa dos postos de trabalho que foram sendo reduzidos nos últimos anos e transformados em trabalho temporário e precário, conta agora com um drama inquietante, que não foi mediático a exemplo de tantas jornadas laborais nesta empresa em Ovar, mas que não pode ser esquecido, como resultado objectivo da pressão psicológica que se abate sob quem vive na dolorosa ansiedade de obter um contrato, e morre quando tal objectivo elementar, mesmo precário, é atingido.

Termos relacionados Comunidade
Comentários (4)