Está aqui

Artistas apelam ao boicote da Eurovisão em Israel

Artistas nacionais e internacionais apelaram ao boicote da Eurovisão, caso esta seja organizada por Israel. Em carta aberta, os subscritores defendem que “não deverá existir business-as-usual com o Estado que nega os direitos mais básicos aos palestinianos”.
Fotografia: bdsmovement.net
Fotografia: bdsmovement.net

A lista inclui os portugueses José Mário Branco, Francisco Fanhais, Tiago Rodrigues, Patrícia Portela, Chullage, António Pedro Vasconcelos e José Luís Peixoto. Brian Eno, The Knife, Wolf Alice, e alguns finalistas da Eurovisão, incluindo o vencedor de 1994, estão a lista dos que apoiam o apelo palestiniano a este boicote.

Numa carta aberta publicada esta sexta-feira no The Guardian, afirmam: “Até que os palestinianos possam gozar de liberdade, justiça e direitos iguais para todos, não deverá existir business-as-usual com o Estado que lhes nega os direitos mais básicos.”

Neste sentido, defendem que “a Eurovisão 2019 deve ser boicotada caso seja organizada por Israel, enquanto continuar a sua grave e duradoura violação dos direitos humanos dos palestinianos”.

Após a vitória de Netta Barzilai na edição de 2018, em Lisboa, espera-se que Israel seja o anfitrião do Festival da Canção em maio do próximo ano. Isto levou a vários apelos de boicote.

Já em junho, várias organizações palestinianas pediram o boicote, dizendo que “o regime israelita de ocupação militar, colonialismo e apartheid está descaradamente a usar a Eurovisão como parte da sua estratégia oficial Brand Israel”, que tenta mostrar “a face mais bonita de Israel" para "branquear e desviar a atenção dos seus crimes de guerra contra os palestinianos.”

Termos relacionados Internacional
(...)