A crise causada pela Covid 19 levou ao desemprego de milhares de pessoas e adensou as condições de precariedade laboral de muitas outras. No ano transato, os apoios para pessoas em situação de desemprego foram prorrogados. No entanto, desde o final de 2020 que estas medidas cessaram.
“O mesmo governo que nos apoiou em 2020 acabou por nos abandonar às portas de 2021, o que não é correto, porque a crise abalou-nos a todos.” afirmou esta segunda-feira uma das promotoras desta petição, aquando da entrega da mesma na Assembleia da República, acrescentando que “estamos aqui para dar a nossa voz pelas 22 mil famílias que estão a passar por necessidades graves”.
Nesta petição solicita-se que sejam prorrogadas excecional e automaticamente as prestações de desemprego, designadamente os subsídios de desemprego e os subsídio sociais de desemprego que acabaram em dezembro de 2020. Apela-se também à diminuição do prazo de garantia para aceder ao apoio para o apoio aos desempregados de longa duração e solicita-se que os trabalhadores independente não fiquem excluídos de mecanismos de proteção.
A este propósito, no dia 2 de fevereiro, Catarina Martins e José Soeiro reuniram online com mais de uma centena de pessoas que perderam o seu emprego e estão sem qualquer proteção.
O Bloco de Esquerda apresentou um projeto de resolução pelo “Alargamento dos beneficiários da prorrogação do subsídio de desemprego, prorrogação extraordinária do subsídio social de desemprego e acesso imediato aos apoios para trabalhadores independentes”, que visa dar resposta precisamente a esta situação. Este projeto encontra-se em debate na Assembleia da República e será votado no dia 10 de fevereiro, na Comissão de Trabalho e Segurança Social, subindo depois a plenário para votação final.