Está aqui

Angola: Mantém-se convocada manifestação contra o Governo, apesar da ameaça do regime

Está convocada uma manifestação contra o Governo angolano para esta segunda feira, 7 de Março. No final de uma manifestação de apoio ao regime, realizada neste sábado, o primeiro secretário provincial de Luanda do MPLA, Bento Bento, ameaçou: "Quem tentar manifestar-se será neutralizado”.
Cartaz da manifestação

Dias Chilola, um dos organizadores da manifestação convocada contra o governo de José Eduardo dos Santos disse à agência Lusa que, apesar das "intimidações" proferidas por vários dirigentes do MPLA ou governantes, as pessoas vão sair as ruas na segunda-feira para se manifestarem de "forma pacífica e em liberdade, porque é um direito democrático".

O regime angolano reagiu nervosamente à convocatória da manifestação de 7 de Março, tendo-se multiplicado as ameaças feitas pelos dirigentes do MPLA e do Estado. Neste sábado, realizou-se uma manifestação em Luanda, convocada pelo partido do Governo. No final desta manifestação, Bento Bento, dirigente do MPLA declarou, sobre a manifestação convocada para 7 de Março:

"Quem tentar manifestar-se será neutralizado, porque Angola tem leis e instituições e o bom cidadão cumpre as leis, respeita o país e é patriota. O que querem fazer é subversão, experimentar o povo".

Dias Chilola disse à agência Lusa: "São discursos para meter medo, mas o que já não há agora é medo. Com cada dia que passa, as pessoas vão perdendo o medo, porque com medo não se vai a lado nenhum".

O angolano, que falou à Lusa em Lisboa, acrescentou ainda:

"Queremos viver a democracia, mas também que a democracia chegue a nós. Que as pessoas escolhidas nos expliquem quais os passos que estão a dar no sentido de melhorar essa democracia. E é por isso que vamos marchar".

7 DE MARÇO - rui falcão Vs POVO

Termos relacionados Internacional
(...)