Num comunicado emitido na passada sexta-feira, o Bloco de Esquerda dos Açores afirma que a uma proposta que apresentou na Assembleia Legislativa Regional “salva dezenas de postos de trabalho na Praia da Vitória”.
Em causa estavam os postos de trabalho dos 27 trabalhadores da Cooperativa Praia Cultural que “iam ser despedidos pelo executivo do PSD e CDS da autarquia da Praia da Vitória”, tendo mesmo chegado a serem notificados deste despedimento. Tendo tido conhecimento do processo, o Bloco de Esquerda apresentou no Parlamento Regional uma proposta que recomendava ao executivo regional a integração dos trabalhadores, através de mobilidade, para preencher as necessidades existentes na administração pública na ilha Terceira. A proposta acabou por ser aprovada “por larga maioria” e a solução foi agora “finalmente anunciada formalmente”.
O partido recorda que o processo se arrastou “muito tempo” mas que o “manteve sempre nas suas prioridades", abordando o assunto por diversas vezes e apresentando sempre propostas para defender os trabalhadores. E saúda ainda os protagonistas: “todos os trabalhadores e todas as trabalhadoras, que, perante uma situação tão difícil, nunca desistiram de lutar pelos seus direitos”.