Está aqui

7 podcasts para crianças

Para celebrar o Dia Mundial da Criança, fazemos uma seleção de programas de rádio online destinados aos mais pequenos. Por Joana Louçã.
7 podcasts para crianças
Ilustração de Ana Mendes.

Da contação de histórias à divulgação científica, passando por programas de música, a oferta de podcasts (programas de rádio online) para crianças é ampla. Para assinalar este 1 de Junho do nosso desconfinamento, aqui fica uma seleção de sugestões para ouvir em casa, no carro ou no jardim.

1. Maritaca
“Maritaca toca tudo, Maritaca conta histórias, e agora Maritaca vai voar…” é o jingle que rapidamente fica na cabeça de quem mergulha na Maritaca. Uma criação de Mariana Piza, que encarna a personagem de Maritoca (a apresentadora da Maritaca), este podcast reúne histórias, músicas, dicas culturais e ultimamente passou a convidar os seus mini ouvintes a participar nos programas. Cada episódio tem um tema (“sentimentos”, “cócó e xixi” - este último é imperdível, ou “insetos” são alguns deles) que é abordado de vários pontos de vista e são sempre 20 minutos bem passados para miúdos e graúdos. O site está muito bem estruturado e há uma aplicação gratuita para telemóvel.

2. Uma história por dia, não sabe o bem que lhe fazia
Apesar de não ser um podcast, esta iniciativa que surgiu no início da pandemia não podia deixar de estar nesta lista. De 20 de março a 6 de maio, foi publicada no canal de youtube das bibliotecas municipais de Lisboa (BLX) uma história (quase) diária lida com mestria pelas suas mediadoras de leitura. A série incluiu mais de quarenta episódios, um especial dedicado a Luísa Ducla Soares e outro ao Dia Internacional da Diversidade Familiar. Para este Dia da Criança, as BLX prepararam uma sessão especial com leituras de histórias de hora a hora entre as 11 e as 16h no facebook da BLX. Para incluir todas as crianças, as histórias serão contadas em português, inglês, crioulo, espanhol e francês, e todas elas terão legendas em português.

3. Coisa de criança
Porque é que o mar é salgado? Porque chove? De onde vêm as ondas? Este podcast brasileiro de cinco minutos de divulgação científica é uma “aventura para descobrir e aprender tudo sobre as coisas que ninguém quer explicar”. Infelizmente, teve apenas uma temporada de oito episódios.

4. Dá-me música
“Dá-me música” é um programa da rádio Zig Zag, a rádio online da RTP que tem como público alvo crianças dos 5 aos 9 anos de idade. Não abundam os podcasts infantis em português de Portugal, mas a rádio Zig Zag tem vários interessantes. Em “Dá-me música” vários artistas nacionais são convidados a explicar como começaram as suas carreiras, como compõem e escolhem uma música (que não foi necessariamente feita para crianças) que apresentam. Salvador Sobral, Capicua ou Benjamim são alguns dos convidados neste programa, que é uma ótima forma de mostrar novos sons aos pequeninos.
 

5. Histórias de ninar para garotas rebeldes
Um podcast com as histórias de vida de mulheres extraordinárias? Soa bem. Harriet Tubman, Frida Khalo ou Billie Jean King são algumas das homenageadas nos onze episódios. Inspirado na séries de livros com o mesmo nome, cada episódio é uma leitura do livro correspondente. É uma forma muito boa de apresentar várias mulheres que muitas vezes ficam afastadas dos livros de história às nossas futuras mulheres (e homens) extraordinárias, mas às vezes os programas tornam-se algo monótonos. A não perder? Maria Callas por Daniela Mercury!

6. Inspira, Expira 
Outra criação da Rádio Zig Zag, “Inspira, Expira” é uma viagem de seis minutos à terra dos sonhos. Uma boa forma de acalmar depois de um dia agitado, cada episódio sugere um relaxamento guiado e conta uma breve história.

7. Até Jazz! 
A última sugestão da nossa lista é o programa de jazz da Rádio Zig Zag. Pequenos episódios de cerca de dois minutos são publicados semanalmente e vão apresentando aos poucos pequenos detalhes sobre uma determinada música, um instrumento ou um músico. Moral da história? Free jazz não é desafinação, desafinada é a tua tia Pancrácia!

Sobre o/a autor(a)

Doutorada em sociologia da infância
Termos relacionados Cultura
(...)