6ª edição da Sementeira este fim de semana em Viseu

O evento de criação cultural e convívio regressa ao centro histórico de Viseu de 6 a 10 de julho, com exposições, música e várias oficinas.

A Sementeira é um evento criado pelo Bloco de Esquerda/Viseu e tem lugar no nº 6 da Rua das Ameias, Praça D. Duarte. Entre 6 a 10 de julho está patente uma exposição coletiva com pinturas, ilustrações e fotografias de mais de duas dezenas de artistas (ver programa completo).

Outras atividades que irão decorrer entre sexta e terça-feira são as Oficinas Ameias, “que busca envolver os visitantes e fruidores do evento nos processos criativos e na produção de objectos utilitários e/ou artísticos, com a ajuda de pessoas que possuam prática e conhecimentos nas áreas propostas“. Sempre às 17h, no sábado a oficina é de “Livros Cartoneros” com a Vento Novo Cartonero, na segunda de “Tecido — Remendos Valiosos”, com Gerrie Wolfs, e na terça é a vez do “Barro” com Sérgio Amaral.

A poesia dá o mote à performance de abertura, esta sexta-feira a partir das 17h, com “Fogo. Olhares com seis poemas de Alberto Pimenta”. E à meia-noite começa o concerto “Homem da Rua”, com Pedro Cameirão. Este sábado há um almoço com a coordenadora bloquista Catarina Martins. Mais tarde, por volta da meia-noite, começa o “Desbobina - Poesia em Coletivo”, com momentos de partilha de poemas de autoria própria e a construção de um poema coletivo escrito na parede.

Esta edição da Sementeira propõe-se a ser “o solo fértil e propício à criatividade e produção de cultura em todas as suas vertentes, ficando a colheita ao critério dos visitantes, sem qualquer intermediação dos organizadores senão a de criar condições propícias à fruição livre de quem venha a frequentar os seus espaços”.

Termos relacionados Cultura