Está aqui

Às 15h deste 25 de Abril, leva a “Grândola” à tua janela

No próximo sábado, as ruas e avenidas do país continuarão praticamente desertas. Mas voltaremos a estar juntas e juntos a comemorar Abril. O ponto de encontro é às 15h e a senha volta a ser a “Grândola, Vila Morena”.

Marca já na tua agenda, aciona o alarme do teu telemóvel. O importante é, às 15h em ponto, nos juntarmos à janela para entoarmos a várias vozes aquela que foi uma das senhas da Revolução de 25 de Abril de 1974: Grândola, Vila Morena, de José Afonso.

E para que não te falte nada e te possas ir preparando até lá, relembramos a letra desta canção intemporal, cuja versão original foi gravada em Paris, em 1971:

Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
O povo é quem mais ordena
Dentro de ti, ó cidade

Dentro de ti, ó cidade
O povo é quem mais ordena
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena

Em cada esquina um amigo
Em cada rosto igualdade
Grândola, vila morena
Terra da fraternidade

Terra da fraternidade
Grândola, vila morena
Em cada rosto igualdade
O povo é quem mais ordena

À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade
Jurei ter por companheira
Grândola a tua vontade

Sabemos que já não temos muito tempo para afinar a voz. Ainda assim, e, porque a Grândola abarca toda a nossa diversidade, deixamos-te cerca de 100 versões desta canção. Podes optar pela versão de vários pontos do país, bem como de inúmeros países do mundo: Brasil, Japão, Suécia, Holanda, Polónia, Eslovénia, Alemanha, EUA, Chile, França, Uruguai, Finlândia, Coreia do Sul, Estado Espanhol (País Basco, Catalunha, Extremadura, Galiza, Castela e Leão, Andaluzia).

Até ao nosso encontro, às 15h em ponto (não te esqueças), podes também assistir aos quatro documentários sobre o 25 de Abril e a Guerra Colonial que a Lx Filmes disponibiliza online entre 23 e 26 de abril: “Duas Histórias de Prisão", "A Noite do Golpe de Estado", "Dundo, Memória Colonial" e "As Duas Faces da Guerra".

No dia 24 de abril, o Bloco organiza mais um debate online do ciclo Ao Encontro: “A cada um a sua revolução: uma noite a lembrar o Miguel Portas”. O músico Luca Argel e o ator Pedro Lamares estarão em direto esta sexta-feira, a partir das 22h, no facebook do esquerda.net. A iniciativa conta com interpretação em Língua Gestual Portuguesa e será moderada por Leonor Figueiredo.

E, no próprio dia 25 de Abril, logo após a Grandolada, Marisa Matias, Francisco Louçã e Marcelo Freixo conversam em direto sobre "Defender a democracia, proteger as pessoas". O encontro é às 15h30 no lugar de sempre: o facebook do esquerda.net.

Mas as sugestões não ficam por aqui. Podes seguir os vários eventos divulgados na nossa agenda e na rubrica #emcadajanelaigualdade, onde podes encontrar ainda vários conteúdos relacionados com a Revolução dos Cravos.

 

(...)