Está aqui

Agenda

E.g., 20/09/2019

19 Setembro

Arruada do Bloco de Esquerda na Feira da Malveira

Com a presença da Catarina Martins, Mariana Mortágua, Pedro Filipe Soares, Beatriz Gomes Dias, Jorge Costa, Isabel Pires e Fabian Figueiredo. Ver evento de facebook.
Malveira, Casa de Cultura da Malveira (Largo da Feira de Revenda 2), 10h.

Concerto e comício: O futuro decides tu

Intervenções de Catarina Martins, Mariana Mortágua, Fabian Figueiredo, Sofia Oliveira, Mafalda Escada e Tiago Rodrigues (Diretor do Teatro Nacional D. Maria II) e atuações de Benjamin e Primeira Dama. Ver evento de facebook.
Lisboa, Capitólio - Parque Mayer, 21h30

Sessão Pública: A Regionalização que falta cumprir

Com Helena Pinto (dirigente do Bloco), Bruno Martins (cabeça de Lista por Évora) e José Eliseu Pinto (sociólogo). Ver cartaz.
Évora, sede distrital do Bloco – Rua de Valdevinos 20, 21h30.  

20 Setembro

Visita ao Bairro de Arcozelo - Barcelos

Com Catarina Martins, coordenadora nacional do Bloco, e José Maria Cardoso, candidato por Braga. Ver cartaz.
Barcelos, bairro de Arcozelo, 16h.

Sessão Pública: Defender os direitos mais velhos

Com Pedro Filipe Soares (Candidato às Legislativas por Lisboa), Adelino Fortunato (Candidato às Legislativas por Lisboa) e Maria Luísa Cabral (grupo +60 do Bloco de Esquerda). Ver cartaz.
Lisboa, Praça Paiva Couceiro, 18h

Culturiza-te – O Estado da Cultura no Interior

Com intervenções de Arsélio Martins (ativista, professor de matemática, autor do livro “Na Hora da Mudança”), José Rui Martins (ator, ativista cultural), Bárbara Xavier (cabeça de lista pelo distrito de Viseu). Moderação: Hermínio Marques (professor e candidato por Viseu). Inclui a apresentação do livro “Na Hora da Mudança” e músicos do interior ao vivo: Jorge Afonso e Zé Luís Cordeiro, entre outros. Ver cartaz.
Carregal do Sal, Parque Alzira Cláudio, 21h.

21 Setembro

Rebelião pelo Clima

Ver evento de facebook.
Lisboa, Fábrica das Alternativas, 18h30.

Jantar nacional de ativistas laborais

Com Catarina Martins, coordenadora nacional do Bloco. Ver cartaz.
Penafiel, Restaurante Três Migueis – Rua Padre Lopes Coelho 644 (Oldrões), 19h30.

Jantar laboral nacional do Bloco

Com a presença da Catarina Martins. Inscrições aqui.
Penafiel, (Restaurante Três Migueis, Rua Padre Lopes Coelho, 644), 19h30.

22 Setembro

Encontro de Leitores Achados

Quem gosta de ler, falar sobre livros, trocar ideias ou sente que precisa muito de reatar a sua vida com a leitura pode vir experimentar este encontro de Leitores Achados, incentivado pela Biblioteca Pública da Casa da Achada. Nesta ocasião lemos um conto de José Gomes Ferreira.
Lisboa, Casa da Achada, 16h.

Subterrâneos da Precariedade - Sessão Especial com Debate

Sessão especial do documentário Subterrâneos da Precariedade de Luís Monteiro, seguido de debate com o público e com o realizador, Teresa Summavielle (investigadora no i3S) e Daniel Oliveira (jornalista e comentador político). Ver evento de facebook.
Porto, Cinema Trindade - Rua do Almada 412, 16h.

23 Setembro

Sessão Pública: Prioridade à Habitação

Com Catarina Martins, coordenadora nacional do Bloco, e Mariana Mortágua, cabeça de lista pelo distrito de Lisboa. Ver cartaz.
Lisboa, Praça Raúl Lino - Bairro dos Lóios, 9h30.

Ciclo de cinema: “Espaços que não têm lugar”

O Mundo, a Carne e o Demónio, de Ranald McDougall.
Lisboa, Casa da Achada, 21h30.

24 Setembro

Comício do Bloco em Torres Novas

Com Catarina Martins, coordenadora nacional do Bloco, Fabíola Cardoso, candidata por Santarém, Roberto Barata, candidato por Santarém, e Fernando Rosas, fundador do Bloco. Música de Couple Coffee. Ver cartaz.
Torres Novas, Praça do Peixe - Rua Atriz Virgína 46, 21h30.  

Encontro: Vida, morte e autodeterminação

Com Ana Maria Brito Jorge (professora) , Bruno Maia (médico) e Manuel Loff (historiador) . Conduzido por Pedro Lamares, ator e mandatário do Bloco no Porto em 2019.
Porto, Café Piolho, 21h30.

25 Setembro

Debate: "Resposta do Ensino Superior aos Desafios actuais do Ambiente, Ordenamento do Território e Urbanismo"

Com o candidato do Bloco por Lisboa, Paulo Vieira. Organização: Associação de Estudantes do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território.
Lisboa, sala de conferências do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Univ. de Lisboa, 16h.

Apresentação do livro: “Os Clandestinos”

Este livro reúne os melhores contos do Concurso promovido pelo Museu do Aljube Resistência e Liberdade no ano de 2019 sob o título “Os Clandestinos”. Apresentação de João de Melo. Ilustrações de Ambrósio Ferreira. Inscrição obrigatória e mediante os lugares existentes, para info@museudoaljube.pt | 215 818 535. Ver evento de facebook.
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade - Rua de Augusto Rosa, 42, 17h.

Marcha Em Defesa Do Rio Sousa

Organizado por Movimento Rio Sousa. Ver evento de facebook.
Penafiel, Tribunal Judicial de Penafiel, 18h.

Jantar-comício #FazAcontecer no Algarve

Com a presença da Coordenadora Nacional, Catarina Martins, João Vasconcelos, candidato pelo Algarve, Mariana Mortágua, dirigente nacional e Alberto Melo, mandatário distrital. Inscrições aqui. Ver evento de facebook.
Quarteira, Restaurante Os Agostinhos - E.N. 396 Sitio do Semino (à esquerda do Aquashow), 19h30.

26 Setembro

10 anos da Casa da Achada – Centro Mário Dionísio

18h – Pinto - Inauguração de uma exposição de pintura de Mário Dionísio, a partir do seu poema «Pinto», de Memória dum pintor desconhecido; Mais verde, mais azul, mais vermelho, mais branco - Leitura a várias vozes de uma colagem de textos de Mário Dionísio, orientada por Luis Miguel Cintra
21h - Ser fotógrafo e não ter máquina, ter máquinas e não ser fotógrafo - Inauguração de uma exposição de máquinas fotográficas de Vítor Ribeiro (Maçariku), fundador da Casa da Achada- Centro Mário Dionísio, organizada por Paolo Barbaro e Claudia Cavatorta (que fizeram a sua catalogação), e de algumas fotografias de Giuseppe Morandi; Fotografar sim, mas o quê? Conversa com Giuseppe Morandi, Paolo Barbaro, Claudia Cavatorta e vários fotógrafos portugueses.
Lisboa, Casa da Achada.

27 Setembro

10 anos da Casa da Achada – Centro Mário Dionísio

18h - Arquivo Mário Dionísio - Usá-lo como e para quê - Apresentação do arquivo Mário Dionísio por quem tem nele trabalhado, nomeadamente das novas listagens com remissões que permitirão melhor explorar e entender este arquivo e que estarão disponibilizadas na internet a partir deste dia. Com Natércia Coimbra, Eduarda Dionísio, António Pedro Pita e outros.
21h - Contos completos - Lançamento de uma edição que reúne os três livros de contos de Mário Dionísio: O dia cinzento e outros contos, Monólogo a duas vozes e A morte é para os outros, estes dois últimos há bastante tempo esgotados, com introdução de Paula Morão; Assobiando à vontade em várias línguas - Leitura do conto «Assobiando à vontade» a várias vozes e em várias línguas.
Lisboa, Casa da Achada.

Jantar do Bloco em Viana do Castelo

Com Catarina Martins (coordenadora nacional do Bloco), Pedro Filipe Soares (líder parlamentar), José Gusmão (eurodeputado) e Luís Louro (candidato por Viana do Castelo).
Viana do Castelo, Quinta do Carvalho – Rua do Portuzelo 36 – Santa Maria do Portuzelo, 19h30.

28 Setembro

10 anos da Casa da Achada – Centro Mário Dionísio

11h - Oficinas à volta de palavras - Duas oficinas em simultâneo, em torno de palavras diferentes. Uma com Luiz Rosas e outra com Saguenail Abramovici. As oficinas têm depois continuidade no domingo, com outros fazeres e orientadores.
15H - Isto anda tudo ligado - Série de intervenções sobre política, vida, cultura, associações por Gianfranco Azzali (Micio), Gianni Tamino, Peter Kammerer e Luiz Rosas, seguidas de microfone aberto; A Casa da Achada faz 10 anos - Convívio com come e bebes, actuação de Jagjit Rai Mehta, projecção de Giuseppe Morandi da Piadena de Pierluigi Bonfatti Sabbioni, Massimiliano Osini e Matteo Scaglioni, leitura de um conto de Giuseppe Morandi em português, outras leituras e canções.
Lisboa, Casa da Achada.

 

Mega almoço nacional do Bloco

Ver cartaz e evento de facebook. Compra o teu bilhete aqui.
Lisboa, FIL, Parque das Nações, 12h.

Últimas Notícias

Fonte: DGO, Tribunal de Contas, valores declarados ontem por Rui Rio e não desmentidos por António Costa

Maus "pais", padrastos e enteados

Não custa nada ser pai. O mais difícil é cuidar de um filho. O Partido Socialista tem querido, nesta campanha eleitoral, mostrar-se como o pai do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O Partido Social-Democrata... Postado por João Ramos de Almeida em Ladrões de Bicicletas

Sobe para 20 o número de mulheres mortas em contexto de violência doméstica

Sobe para 20 o número de mulheres mortas em contexto de violência doméstica

Vítima foi morta pelo ex-marido à saída de uma sessão em Tribunal no âmbito do processo de divórcio. Homicida não aceitava o fim do relacionamento.

Facebook. Foto: thoughtcatalog.com/Flickr.

Facebook vai criar conselho de supervisão para conteúdos proibidos

A rede social anunciou que vai criar um novo órgão interno para analisar casos de conteúdos violentos e discurso de ódio. Decisões serão públicas e servirão de precedente para casos futuros. Gesto procura contrariar apelos para uma regulação estatal mais forte.

Kaïs Saïed versus Nabil Karoui: Robocop versus Berlusconi

Tunísia entre a peste e a cólera

Nenhum candidato dos partidos do poder conseguiu passar à segunda volta das presidenciais. Os dois eleitos para a disputa são um professor de direito muito conservador e o dono de um canal de TV que foi preso dez dias antes do início da campanha.

Autoridade da Concorrência condena EDP a coima de 48 milhões de euros

AdC frisa que a atuação da empresa traduziu-se num “dano para o sistema eléctrico nacional e para os consumidores de cerca de 140 milhões de euros”. Para Jorge Costa, “que este abuso seja castigado é o que há de mais normal”, sendo que “agora falta saber como pretende o governo garantir a devolução dos 140 milhões que a EDP recebeu a mais”.

Michel Temer em 2017.

Temer: destituição de Dilma foi golpe

O ex-Presidente brasileiro, que ficou com o lugar no seguimento da destituição de Dilma Rousseff, classificou esse processo como golpe pela primeira vez. Distanciando-se do impechament, Temer declarou: “nunca apoiei o golpe e nem fiz nada para que isso acontecesse”.

“PSD, CDS e PCP atiraram lei da gestação de substituição para a inconstitucionalidade”

Tribunal Constitucional chumbou as alterações ao regime da gestação de substituição. Moisés Ferreira lembra que o Bloco já tinha alertado para a inconstitucionalidade da lei se esta não previsse o arrependimento da gestante até ao registo da criança e garante que o partido voltará a apresentar a proposta.