Sines

Esta estrutura aumentou num ano as emissões em 11%, o que “mostra um peso muito significativo e crescente dos combustíveis fósseis na nossa economia e emissões poluentes” diz a Zero que fez um ranking das empresas mais poluidoras.

Só num dos quatro grandes projetos em concurso, agora em consulta pública, está previsto o abate de mais de 12 mil árvores, incluindo quase 2.500 sobreiros.

Mariana Mortágua quer que o Governo esclareça se tem política industrial e compromete dinheiro público em nome dela ou não tem uma política industrial para o país e deixa o mercado tomar as suas decisões.

Faleceu Assunção Duque, natural do Porto, militante e voz fortemente crítica do modelo de desenvolvimento em Sines. O velório na capela mortuária de Sines terá início na segunda, dia 7, às 10h, com as homenagens fúnebres a partir das 13h30, seguindo para o Complexo Funerário da Quinta do Conde, onde estará a partir das 17h na sala de despedida. 

Uma plataforma de duas dezenas de organizações alertou este sábado para problemas como a agricultura intensiva, o abate ilegal de sobreiros, a mão-de-obra “escrava” nas estufas e os projetos de mineração.

A multinacional que tem a concessão do terminal de contentores do porto de Sines anunciou unilateralmente a alteração do horário de trabalho. Bloco quer que o Governo intervenha para fazer cumprir a lei e o acordo de empresa.

Numa altura em que alguns megaprojetos previstos para a região estão sob suspeita de corrupção, o encontro promovido pela campanha Empregos para o Clima vai discutir "a falsa transição que temos" e a necessidade de "escrutínio democrático das grandes opções estratégicas para o país e a região de Sines".

Trabalhadores da fábrica de Sines da multinacional tailandesa pediram a intervenção do Governo “para impedir mais um saque aos cofres públicos e a preservação de todos os postos de trabalho”. Isabel Pires anunciou que o Bloco questionará ministérios sobre que ações serão tomadas.

Esta segunda-feira, os trabalhadores vão concentrar-se à porta do Ministério do Trabalho e da Economia em Lisboa em defesa dos seus postos de trabalho. Sindicato acusou o Governo de “conivência e cumplicidade” em todo o processo e de nada fazer para proteger os trabalhadores.

A produção fábrica da Indorama Ventures está parada e trabalhadores a prazo e subcontratados já foram dispensados. O sindicato manifesta-se preocupado com o futuro e vai pedir uma reunião urgente com o governo.

Ministro do Ambiente autorizou EDP a abater 1821 sobreiros para a construção de um parque eólico, levantando críticas face ao facto de, mais uma vez, interesses privados prevalecerem sobre o bem-estar da população portuguesa e a preservação da biodiversidade. Bloco questionou Governo.