Salários

Mariana Mortágua no mercado do Fundão.

Bloco propõe leques salariais para subir salários médios nas grandes empresas

Janeiro 8, 2024

Mariana Mortágua quer acabar com a desigualdade salarial em empresas com lucros milionários e onde o CEO ganha um salário centenas de vezes superior ao trabalhador médio da empresa.

Trabalhador.

Trabalhadores abrangidos por negociação coletiva continuam a perder poder de compra

Novembro 29, 2023

O número de trabalhadores abrangidos por instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho baixou 47%, refere a Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho.

Mariana Mortágua na manifestação da CGTP

"A esquerda não são as negociatas, são as pessoas que constroem o país"

Novembro 11, 2023

Na manifestação da CGTP que juntou milhares de pessoas em Lisboa, Mariana Mortágua defendeu a necessidade de aumentar salários para garantir uma vida digna. Isabel Camarinha defendeu uma "mudança de rumo" para que as pessoas deixem de empobrecer a trabalhar.

Isabel Camarinha

Bloco e CGTP unidos na luta por aumentos salariais

Outubro 4, 2023

A necessidade de aumento real dos salários para compensar a subida de preços esteve em cima da mesa do encontro entre Mariana Mortágua e Isabel Camarinha.

Governo podia rejeitar o truque dos patrões "mas opta por abrir a porta ao saque"

Setembro 27, 2023

Numa declaração política no Parlamento, José Soeiro critica a proposta dos patrões porque "num país onde os lucros das grandes empresas pagam muito menos impostos comparativamente ao rendimento do trabalho, a CIP vem propor medidas para beneficiar os patrões e impedir os aumentos salariais devidos".

José Soeiro

Propostas da CIP são “engodo para quem trabalha e grande negócio para patrões”

Setembro 26, 2023

Nesta entrevista, o deputado bloquista José Soeiro explica o que está em causa com a proposta patronal de um "Pacto Social".

pessoas na rua

"CIP quer legalizar os pagamentos informais"

Setembro 26, 2023

"Se os patrões quisessem aumentar salários, já o teriam feito", afirma Mariana Mortágua sobre a proposta da CIP de pagar salários sem descontar para impostos e Segurança Social, que considera "uma ofensa a quem trabalha". CGTP rejeita "artifícios" patronais e quer aumentos de 15% em 2024.

Escassez de mão-de-obra na UE deve-se a baixos salários, revela estudo

Abril 7, 2023

Estudo do Instituto Sindical Europeu aponta que a escassez de mão-de-obra se agravou particularmente entre os empregos com salários mais reduzidos. Confederação Europeia de Sindicatos alerta para necessidade de fortalecer negociação coletiva e melhorar as remunerações e as condições de trabalho.