Estudo indica que quase metade da população estaria em risco de pobreza sem transferências sociais. Taxa baixa para 21% depois de transferência de pensões e reformas e para 17% depois de outras transferências.
Teresa Sobral encena no São Luiz Class Enemy, uma peça sobre a desqualificação social que a pobreza impõe e as falhas da escola pública. Em entrevista ao Esquerda, fala sobre a relevância da peça hoje, em Portugal.
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego em Portugal está a subir consecutivamente há sete meses. Risco de pobreza aumentou em 2022 para a população desempregada e inativa.
A recomendação do Bloco de Esquerda foi finalmente aprovada pelo executivo esta segunda-feira e prevê o envolvimento de todos os atores relevantes, a definição de metas concretas e monitorização dos resultados.
Em carta endereçada ao secretário-geral da ONU e ao presidente do Banco Mundial, alertam que o fracasso em enfrentar o crescente abismo entre ricos e pobres aumentará a pobreza e o risco de colapso climático.