Parlamento Europeu

O grupo parlamentar europeu The Left defende que a Comissão aceitou sem mandato um acordo prejudicial com os EUA, criou um défice democrático no acordo com o Mercosul, manteve a sua inação face ao genocídio em Gaza e “demonstrou incapacidade e falta de vontade para abordar o agravamento das crises sociais e climáticas”.

Nuno Wahnon Martins deve comparecer na quarta-feira num tribunal de Paris para enfrentar a extradição para a Bélgica. O Instituto Milton Friedman retirou-lhe a credencial de acesso ao Parlamento Europeu para representar o think-tank italiano.

Esquerda no parlameno europeu apresentou resolução a criticar processo de validação da próxima Comissão Europeia. Catarina Martins critica nova Comissão "ao serviço do complexo militar-industrial".

A atual presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, foi reeleita para um novo mandato em eleições onde os verdes se juntaram ao centro e aos liberais para aprovar a continuação da política de mercado e a aproximação à extrema-direita.

Os movimentos sociais e os partidos políticos de esquerda devem retomar a iniciativa com um programa resoluto para romper com o capitalismo e com uma prática que não seja menos resolutamente unitária.

Eric Toussaint

A polícia voltou a entrar nas instalações do Parlamento Europeu em Bruxelas e Estrasburgo para investigar o financiamento russo a eurodeputados da extrema-direita.

Na ressaca das eleições bascas e catalãs, estas eleições europeias em Espanha continuarão dominadas pelos temas nacionais. Com duas exceções: política agrícola e migratória.

José Gusmão criticou no plenário do Parlamento Europeu as novas regras de governação económica, aprovadas com os votos da direita e dos socialistas, que na prática impossibilitarão os investimentos públicos futuros.

Na véspera da votação do Pacto de Asilo e Migração na Comissão da Justiça do Parlamento Europeu, as organizações não governamentais e o grupo parlamentar da esquerda europeia alertam que este pacto "dará luz verde a abusos em toda a Europa".

Eurodeputados rejeitaram proposta da Comissão Europeia para reduzir para metade o risco e a utilização de pesticidas até 2030. Organizações não governamentais lamentam vitória dos lóbis e da direita: “É uma calamidade para os agricultores, os cidadãos e o ambiente".