México

Em 14 de fevereiro de 2025, as ONG Coffee Watch e Empower revelaram um relatório sobre a face oculta das cadeias de abastecimento mexicanas dos cafés Nestlé e Starbucks. A exploração, o trabalho infantil, a desflorestação e a opacidade são uma rotina.

Malo Janin

Tal como aconteceu com a Colômbia, as ameaças de Trump de aumentar tarifas às importações de produtos do Canadá e México não chegaram a entrar em vigor. Ambos os países acordaram com a Casa Branca ir ao encontro das preocupações com a entrada de fentanil nos EUA.

Milho é a base da alimentação do país e será designado património da identidade nacional, obrigando-se o Estado a preservar a sua diversidade genética considerando que é “um acervo genético incalculável e insubstituível, fundamental para a agricultura e a segurança alimentar mundial”.

Ao longo de 31 anos, as mulheres indígenas foram mudando a sua condição e transformaram radicalmente o seu papel nas comunidades e no próprio movimento zapatista.

O presidente mexicano Obrador suspendeu relações com o embaixador dos EUA no país, após as suas críticas à proposta de reforma do sistema judicial. Sem força suficiente nas urnas, a direita socorre-se da desestabilização económica do México a partir de Washington.

Álvaro Verzi Rangel

Cânticos homofóbicos fizeram parar o jogo amigável de preparação para a Copa América. Enquanto isso, nos ecrãs, surgiu “não há lugar para a homofobia”. Não é a primeira vez que os adeptos mexicanos agem desta forma e a federação do seu país já foi multada.

Neta de judeus perseguidos, “filha de 68” e ativista estudantil, a cientista do clima tornou-se a primeira mulher à frente da Câmara da Cidade do México antes de vencer confortavelmente a presidência este domingo.

O novo governo do único país asiático a legalizar o uso adulto da canábis quer voltar a proibi-lo e já enfrenta contestação nas ruas. Ouça esta e outras notícias neste podcast da atualidade canábica.

O presidente López Obrador diz que o objetivo é abastecer os consumidores com “energia elétrica barata sem fins lucrativos”.

Na cerimónia que invocou o início da luta do EZLN, o subcomandante Moisés defendeu que “não se pode humanizar o capitalismo”, reiterou o princípio de que “o povo tem de se governar a si próprio” e pugnou pela propriedade comum dos meios de produção. Hoje o principal desafio enfrentado pelos zapatistas é avanço dos narcotraficantes.

Anos depois da fundação, o EZLN insurgiu-se militarmente em 1994 e ocupou vários municípios no estado de Chiapas onde começou uma longa de experiência de gestão popular autónoma. Esta semana, anunciou mudanças nesta estrutura. Por Brasil de Fato.

Os três países sul-americanos anunciaram as decisões na terça-feira, após o ataque ao campo de refugiados de Jabalia. México e Argentina também sobem o tom das críticas a Israel.

 

De forma inédita e num país machista, o México será governado por uma mulher no final do próximo ano, uma mudança extraordinária para o país. Por Gerardo Villagrán del Corral.

Tribunal ordenou que o comissário do Instituto Nacional de Imigração (INM), Francisco Garduno, seja indiciado no âmbito da investigação ao incêndio que, no final do mês passado, matou 40 imigrantes num centro de detenção na cidade fronteiriça de Ciudad Juarez.