Ferrovia

Lutas

A partir de quarta, haverá paralisações contra aumentos que não repõem o poder de compra dos trabalhadores. Não foram decretados serviços mínimos.

Ferrovia

Para o partido, levar o comboio a Viseu é reequilibrar o país, combater o isolamento, enfrentar a crise climática e garantir que ninguém é deixado para trás.

Espinho

Opções apresentadas em 2023 aos moradores excluiam necessidade de expropriação das suas casas, mas novo traçado coloca em causa várias casas.

Greve

CP alerta para “fortes perturbações” na circulação ferroviária esta sexta-feira devido à greve provocada pelas declarações de Leitão Amaro e que afeta mais seis empresas. Organismo que investiga acidentes ferroviários não encontrou nenhum relacionado com a taxa de alcoolemia.

Ferrovia

Maquinistas marcam freve para dia 6 de janeiro. Para além das reivindicações laborais, trabalhadores querem alertar para a correlação falsa feita pelo ministro da Presidência entre acidentes e alcoolização, e defender a "dignidade e honra dos maquinistas".

Ferrovia

Em conferência de imprensa, Leitão Amaro falava nos números de acidentes ferroviários no país e decidiu trazer à baila o consumo de álcool dos maquinistas. O sindicato reagiu exigindo a sua demissão e notando que os estudos desmentem a existência de qualquer relação.

Portas giratórias

Adjunto do Ministério das Infraestruturas e Habitação fez consultoria externa para a B-Rail, empresa detida pelo Grupo Barraqueiro que tem em vista a entrada no mercado dos transportes ferroviários já em 2029, em competição direta com a CP.

Transportes

Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações avisa que medida anunciada por Luís Montenegro não funcionada "avulsa". Para além de ir contra a política do Governo para a ferrovia, Fectrans lembra que “os portugueses podem ter um passe de €20, mas não terem os comboios, ou um serviço regular ferroviário”.

Alta velocidade

Pinto Luz diz que o Estado investir em comboios para a alta velocidade “não é saudável”. Marisa Matias contrapõe que “a única explicação” para esta ideia “é que o Governo queira favorecer operadores privados”.

Comboios

Por toda a Europa estão a ser retomadas ligações ferroviárias noturnas, mas Lisboa continua sem ligação desde 2020. A campanha pelo seu regresso organiza esta sexta à noite uma festa em modo “silent disco” no cais de Santa Apolónia.