Bielorrússia

Foto de Human Rights Center "Viasna".

Quem são as mulheres sindicalistas presas na Bielorrússia?

Janeiro 20, 2024

A Bielorrúsia tem sido desde há quase três décadas, campeã mundial de violações dos direitos humanos. Em julho de 2022, os sindicatos democráticos foram liquidados. Há perto de 1.500 presos políticos. 174 são mulheres. Oito são dirigentes sindicais. Por Salidarnast.

Ilustração de Kateryna Gritseva.

Os protestos e o capitalismo de Estado na Bielorrússia há três anos

Outubro 1, 2023

Em 2020 aconteceram protestos em massa que ficarão na história como o maior episódio de desobediência em massa e a mais espetacular demonstração de violência policial na história da Bielorrússia independente. As organizações de trabalhadores participaram neles como um agente coletivo separado. Por Volodymyr Artiukh.

Lukashenko ameaça cortar o gás à Europa em caso de novas sanções

Novembro 13, 2021

A crise na fronteira da Bielorrússia com a Polónia subiu de tom com a troca de ameaças entre Minsk e Bruxelas. O regime bielorrusso continua a encaminhar milhares de migrantes para a fronteira e os países vizinhos temem um conflito militar.

Migrantes do lado bielorrusso da fronteira. Foto de RAMIL NASIBULIN/BELTA/Lusa.

Milhares de migrantes são arma de arremesso na fronteira entre Bielorrússia e Polónia

Novembro 11, 2021

Milhares de migrantes sofrem ao frio, empurrados entre a Bielorrússia e a Polónia. A União Europeia diz que aquele país os usa como arma para retaliar contra as sanções aplicadas ao país. A Rússia defende o seu aliado e anunciou o envio de dois bombardeiros para o seu espaço aéreo.

UE aprova sanções à Bielorrússia, Minsk publica "confissão" de dissidente

Maio 25, 2021

Após ter desviado um avião para prender Roman Protasevich, o regime de Lukashenko divulgou um vídeo com uma declaração do blogger. Mas os seus familiares dizem que a declaração terá sido obtida sob coação.

Bielorrússia: os protestos que abalam o regime

Outubro 4, 2020

A paciência dos bielorrussos parece ter-se esgotado após a resposta irresponsável de Lukashenko à pandemia da covid-19 e a crise do modelo económico sustentado por Moscovo. A gota de água foram as eleições presidenciais  viciadas pelo regime, que prendeu os candidatos e em seguida, após a inédita mobilização da campanha da oposição, anunciou uma vitória retumbante. Dossier organizado por Luís Branco.

Lukashenko, o autocrata da Bielorrússia

Outubro 4, 2020

Ao fim de 26 anos à frente da Bielorrússia, Aleksandr Lukashenko sempre conseguiu neutralizar quem lhe fazia frente, à medida que endurecia o autoritarismo do regime. Agora enfrenta nas ruas o maior desafio ao seu poder.

Bielorrússia grita por liberdade

Outubro 4, 2020

A larguíssima maioria dos partidos da Esquerda Europeia e o próprio "Partido" em si condenaram a fraude eleitoral, a repressão e manifestam-se a favor de uma solução pacífica que corresponda à autodeterminação democrática do povo da Bielorrússia. Isso não quer dizer validar sanções da União Europeia, que, aliás, no seu seio tem muito com que se preocupar com o avanço da extrema-direita e dos Orbán. Artigo de Luís Fazenda.

Bandeira da Bielorrússia

A história política de um país em ebulição

Outubro 4, 2020

Neste artigo, Jorge Martins resume a história e o contexto político da Bielorrússia do início da Idade Média até à independência, com enfoque especial nas últimas três décadas dominadas pelo regime de Lukashenko.

Polícia prepara-se para deter participantes num protesto pacífico nas ruas de Minsk a 19 de setembro.

Mulheres e feminismo na Bielorrússia: a verdade por detrás do “poder das flores”

Outubro 4, 2020

Entrevista com Irina Solomatina, ativista feminista e participante frequente nas manifestações. Solomatina é a Chefe do Conselho da Organização das Mulheres Trabalhadoras da Bielorrússia (desde Maio de 2019) e co-autora do livro “Ativismo das mulheres na Bielorrússia: Invisível e Intocável" (em russo), juntamente com Victoria Schmidt.

Marija Pejcinovic Buric

Lentidão da resposta internacional mostra limites do regime mundial dos direitos humanos

Outubro 4, 2020

A reação das instituições internacionais e europeias de direitos humanos não tem sido proporcional à magnitude da crise. Artigo de Kanstantsin Dzehtsiarou.

Lukashenko fecha as fronteiras na Bielorrússia

Lukashenko fecha as fronteiras com Polónia e Lituânia

Setembro 18, 2020

Encerramento de fronteiras e tropas em alerta: é esta a reação de Lukashenko a seis semanas de manifestações que exigem a sua demissão. Sobre a possibilidade de sanções europeias, diz que “não precisamos do reconhecimento de ninguém”.

Bielorrússia: opositores detidos por “colocarem em risco a segurança nacional”

Setembro 10, 2020

Com as duas detenções dos últimos dias, o Conselho de Coordenação da oposição bielorrussa passa a ter apenas um membro em liberdade no país: a Nobel da Literatura Svetlana Alexievich.

Manifestação contra Lukashenko a 16 de agosto em Minsk.

Bielorrússia: sobre as mobilizações e as diferenças com o "Maidan ucraniano"

Setembro 8, 2020

Se o nosso objetivo for compreender e esclarecer o que está a acontecer na Bielorrússia, devemos fazer uma comparação cuidadosa, em vez de nos contentarmos com rótulos. Por Volodymyr Ishchenko.

Heinz Bierbaum

Esquerda Europeia condena sanções e apela à libertação dos presos políticos na Bielorrússia

Agosto 21, 2020

Reagindo à detenção do líder do partido "Um Mundo Justo", o presidente do Partido da Esquerda Europeia apelou à libertação de todos os presos políticos na Bielorrússia e opôs-se à ameaça de sanções ao país, considerando-as um instrumento que irá impedir o avanço de um processo democrático.

Manifestação da oposição na Bielorrússia. Agosto de 2020. Foto de YAUHEN YERCHAK/EPA/Lusa.

Esquerda bielorrussa luta para colocar reivindicações sociais no centro dos protestos

Agosto 20, 2020

Dois representantes da esquerda bielorrussa mostram uma imagem mais complexa daquilo que se está atualmente a viver no seu país do que os relatos dos liberais pró-ocidente e dos defensores do regime que falam num “Maidan em Minsk”. Uma entrevista de Volodymyr Artiukh a Ksenia Kunitskaya e Vitaly Shkurin.

Manifestantes em Minsk, Bielorrússia.

UE não reconhece resultados das presidenciais da Bielorrússia

Agosto 19, 2020

Presidente do Conselho Europeu fala em “fraude eleitoral” e diz que União Europeia defende uma transição democrática na Bielorrússia. Já Lukashenko ordena o encerramento das fronteiras e o fim dos protestos.

Com centenas de milhares nas ruas, Lukashenko diz que só sai depois de morto

Protestos encheram as ruas, Lukashenko diz que só sai depois de morto

Agosto 17, 2020

Uma semana depois das eleições presidenciais, a Bielorrúsia assistiu à maior manifestação da sua história a pedir eleições livres. Ao fim de 26 anos no poder, Lukashenko diz que a NATO está a organizar um plano para o derrubar.

Manifestantes esta madrugada em Minsk, Bielorrússia.

Três mil detidos na noite em que Lukashenko anunciou sexto mandato na Bielorrússia

Agosto 10, 2020

A oposição não reconhece a vitória da Lukashenko, no poder há 26 anos. Milhares de manifestantes sairam à rua em todo o país, tendo a polícia reagido com balas de borracha e gás lacrimogéneo. UE defende contagem "precisa" dos votos.

"Apoio eleições livres", um dos cartazes que surgiu no espetáculo marcado pelas autoridades em Minsk. Foto de TATYANA ZENKOVICH/EPA/Lusa.

Bielorrússia: tensão nas vésperas das presidenciais

Agosto 7, 2020

Lukashenko tentou impedir o comício final da oposição marcando eventos oficiais para todos os locais onde podia acontecer. A candidata da oposição cancelou a iniciativa mas milhares aproveitaram um concerto para expressar a sua revolta. Eleições são domingo.

Membros da oposição participam no maior comício de sempre contra o presidente bielorusso. Foto de TATYANA ZENKOVICH/EPA/Lusa.

Dezenas de milhares de pessoas em comício da oposição na Bielorrússia

Agosto 2, 2020

O presidente Lukashenko impediu os dois candidatos mais bem posicionados de o desafiar nas próximas presidenciais. Agora, uma candidata que era considerada à partida outsider, juntou mais de 60 mil pessoas no seu comício.

O presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko. Foto de Serge Serebro/wikimedia commons.

Dois candidatos da oposição impedidos de concorrer nas presidenciais da Bielorrússia

Julho 15, 2020

Eram considerados os mais bem posicionados para derrotar Alexander Lukashenko, no poder há 26 anos mas desgastado pela gestão da crise da covid-19. A Comissão Eleitoral impediu-os de chegar às urnas.