Está aqui

BCE

Pedro Filipe Soares

Nova subida dos juros é "terrorismo financeiro contra as famílias"

Setembro 14, 2023

O líder parlamentar do Bloco defende que o Governo não pode ser indiferente aos "lucros obscenos" da banca e deve obrigá-la a usar esses lucros para baixar a prestação do crédito à habitação das famílias.

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Português, a discursar.

Bloco foi único grupo parlamentar a querer chamar Lagarde ao Parlamento

Julho 5, 2023

Pedro Filipe Soares anunciou requerimento para que Lagarde venha à Comissão de Orçamento e Finanças, após o PS ter invocado argumentos "sem qualquer validade" para impedir que a presidente do Banco Central Europeu viesse ao plenário do Parlamento português falar sobre o brutal aumento de juros.

Christine Lagarde no Fórum do BCE em Sintra.

Empresas beneficiaram da inflação, mas BCE penaliza trabalhadores

Junho 29, 2023

As taxas de juro vão continuar a subir na Zona Euro, avisou Christine Lagarde. Quanto à percentagem de famílias portuguesas que recorrem a empréstimos a taxa variável, a 7ª mais alta da Zona Euro, a líder do BCE diz apenas que “são escolhas, é da vida”.

Mariana Mortágua

"Não aceitamos a arrogância de Christine Lagarde"

Junho 28, 2023

Na manifestação promovida pela CGTP, Mariana Mortágua criticou "a arrogância da presidente do Banco Central Europeu que sentada no seu trono de privilégio vem a Portugal dizer que os trabalhadores têm de empobrecer".

Comemoração dos 25 anos do BCE. Foto: BCE/Flickr.

25 anos do Banco Central Europeu

Junho 18, 2023

Nem segundo os seus próprios critérios o balanço é brilhante. As fissuras económicas dentro da zona euro entre os mais ricos e mais avançados e os mais fracos e menos avançados permanecem e não serão resolvidas. Por Michael Roberts.

Plenário do Parlamento Europeu

Falta de recursos próprios da UE compromete pagamento da dívida que financiou o PRR

Maio 12, 2023

Parlamento Europeu exige que o pagamento dos empréstimos associados ao Plano de Recuperação e Resiliência não leve a cortes nos fundos europeus nem sobrecarregue os países por causa do aumento das taxas de juro. José Gusmão responsabiliza a "política absurda do BCE" pela situação criada.

Christine Lagarde

BCE garante que “não fez uma pausa” no aumento das taxas de juro

Maio 4, 2023

Aumento de 0,25 pontos percentuais na taxa diretora anunciado por Christine Lagarde é o sétimo consecutivo. José Gusmão diz que esta política "nada tem a ver com controlo de preços" e o objetivo é "transferir mais rendimento do trabalho para o sistema financeiro”.