Barroso

O Acampamento em Defesa do Barroso volta a organizar-se na Quinta do Cruzeiro entre 15 e 19 de agosto contra os avanços da multinacional Savannah Resources, que quer criar minas de céu aberto naquele território. Debates sobre ecologia e extrativismo, workshops artísticos, teatro, concertos e cinema enchem o programa deste ano.

A longa-metragem de Paulo Carneiro foi selecionada para a secção Quinzena dos Cineastas do Festival de Cannes, que decorre de 15 a 23 de Maio, anunciou hoje o seu director artístico, Julien Rejl. Por Interior do Avesso.

Interior do Avesso

O presidente da Câmara de Boticas reagiu com satisfação às conclusões do Ministério Público, considerando que “vêm dar ainda mais força à luta contra a exploração de lítio” e “demonstram que os argumentos da população contra a mina são totalmente legítimos”.

O anúncio da viabilização da exploração de lítio não desmobiliza a associação Montalegre Com Vida, que promete contestar a Declaração de Impacte Ambiental.

Começa esta quinta-feira um acampamento contra “a maior mina de lítio a céu aberto da Europa”. No próximo dia 15, uma manifestação será o culminar das atividades de uma luta que está na “linha da frente” do combate “onde travaremos a destruição da vida em nome da sede de lucro” diz a organização.

Em comunicado, a Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda de Vila Real repudia o aval para o início da mineração no Barroso e promete ações de luta contra a exploração mineira junto das populações que foram desprezadas. Por Interior do Avesso.

A Agência Portuguesa do Ambiente emitiu uma Declaração de Impacte Ambiental favorável condicionada à exploração de lítio em Boticas. Autarcas e ambientalistas prometem continuar a luta.