Antifascismo

Fernando Rosas explica o papel desta prisão no Estado Novo, mostra como os presos resistiam e organizaram uma escola lá dentro, conta a sua experiência no pavilhão B e como a força popular abriu as portas da prisão há 50 anos. O historiador apela ainda a que todos estejam presentes no próximo sábado na abertura do museu nacional.

Uma nova lei permite o acesso de grupos “pró-vida” a mulheres que pretendem abortar. Um autor antifascista foi “desconvidado” de fazer um monólogo sobre o 25 de Abril na RAI, adensando as críticas à instrumentalização da televisão pública.

De 19 a 21 de abril, música, festa, conferências e uma visita ao Museu do Aljube marcam um fim de semana de reflexão e ação sobre como derrotar a extrema-direita e construir a alternativa política.

O Tribunal considerou que a sentença não estava devidamente fundamentada e o julgamento será reaberto. Mas será a mesma juíza a proferir a nova decisão.

O voto de repúdio foi apresentado conjuntamente pelo Bloco e Cidadãos por Lisboa. Delibera-se que a autarquia se articule com Ministério da Administração Interna e PSP “para garantir a legalidade e a proteção de todas as pessoas que vivem e trabalham em Lisboa”.

Livro Os Telefones Têm Ouvidos, de Alfredo Caldeira e António Possidónio Roberto, revela que a polícia política do regime deu por terminadas, no dia 3 de dezembro de 1973, as escutas a unidades militares e oficiais. Ainda está por esclarecer o que esteve na origem desta decisão.

A 21 de dezembro de 1946, Cambedo da Raia foi cercada e bombardeada pela PIDE, GNR, Exército e a Guarda Civil espanhola, por ter acolhido refugiados e guerrilheiros espanhóis. Peticionários pedem reconhecimento público de homenagem à comunidade cambedense.

O MP defendeu a aplicação de uma multa ao dirigente anti-racista por este ter escrito que Mário Machado foi uma das principais figuras do assassinato de Alcindo Monteiro. Mamadou Ba diz que não retira o que disse contra um promotor da “ideologia da morte”.

Operacional da ARA, preso político torturado pela PIDE, foi dos últimos a ser julgado em tribunal plenário e dos primeiros a prontificar-se a defender a revolução de Abril em 11 de março de 1975. Morreu aos 83 anos.