Conferência europeia em Lisboa contra a extrema-direita

15 de abril 2024 - 11:20

De 19 a 21 de abril, música, festa, conferências e uma visita ao Museu do Aljube marcam um fim de semana de reflexão e ação sobre como derrotar a extrema-direita e construir a alternativa política.

PARTILHAR

Entre 19 e 21 de abril várias atividades marcam a conferência No Pasaran! organizada em conjunto pela Esquerda Europeia, pelo Bloco de Esquerda e pela rede Transform. O programa inteiro pode ser consultado aqui.

No dia 19, sexta-feira, pelas 21 horas, na Casa do Alentejo, em Lisboa, haverá um concerto com músicas do 25 de Abril por Catarinas Valadas e discursos de abertura por parte do Bloco de Esquerda e da Esquerda Europeia.

No sábado, o evento desloca-se para o ISCTE onde a partir das 10.30 se discute Nacionalismo, Racismo e Guerra: a ofensiva global da Extrema-direita com Dima Mohammed,  ativista e académica palestino-portuguesa, Luís Fazenda, dirigente do Bloco de Esquerda, Eleonora Forenza, da Refundação Comunista de Itália, David Adler, dirigente da Internacional Progressiva, e a moderação de Fabian Figueiredo.

Depois de almoço os temas serão o aumento da violência política da extrema-direita com Adam Markus, do Partido Comunista da Áustria, Nerea Fernandez Cordero, da Esquerda Unida do Estado Espanhol, e a moderação de Cornelia Hildebrandt, co-presidente da transform!europe; a agenda antifeminista da extrema-direita com Gabriele Michalitsch, académica austríaca, Samara Azevedo, do Coletivo Andorinha, e a moderação da investigadora Cecília Honório; a instrumentalização e desumanização da migração: como mudar a narrativa com Orestis Matsas, da Aliança contra a Extrema-Direita, o Fascismo e o Racismo do Chipre, Seema Syeda, do European Alternatives, a eurodeputada bloquista Anabela Rodrigues e a moderação de Sandra Bernad da Esquerda Unida e da Rede da Juventude da Esquerda Europeia; o revisionismo histórico: higienizar a extrema-direita através da falsificação do passado com Judith Somi, professora da Hungria, Despina Sinou, do Syriza e a moderação de Rita Scapinelli da Refundação Comunista.

Depois de um intervalo, as sessões voltarão às 15.30 com os temas: como é que a extrema-direita consegue o voto da classe trabalhadora com Anais Fley, do programa Estratégias contra a Extrema-direita, David Broder, editor da Jacobine da transform! e a moderação de Liban Sheikh da Aliança de Esquerda da Finlândia; como é que a extrema-direita se organiza internacionalmente com David Adler, Lucas Augusto da Silva, do Coletivo Andorinha, e a moderação de Maite Mola da European Left; quem é a nova extrema-direita e quem lhes paga as contas com Bjørn Ihler, da Europa Antifascista, Olivier Goessens, do PTB belga, e a moderação de Rebeca Moore, ativista feminista do Bloco de Esquerda.

O momento final das sessões será às 17.30 sob o lema “derrotar a extrema-direita, construir a alternativa política” com Walter Baier, presidente da Esquerda Europeia, Mariana Mortágua, Danai Koltsida, da transform!, Miguel Duarte, da Human Before Borders, Catarina Martins e a moderação de Claudia Haydt, vice-presidente da Esquerda Europeia.

O dia encerra com uma festa no B.Leza com entrada gratuita das 22:30h à 1h00.

No domingo, às onze horas o programa encerra com uma visita guiada ao Museu do Aljube Resistência e Liberdade.