Maioria de eleitores, dos 5 maiores países da UE, quer referendo

18 de outubro 2007 - 16:02
PARTILHAR

Another Europe is possible, faixa em manifestação europeiaUma sondagem, divulgada hoje pelo jornal Financial Times, aponta que uma larga maioria de eleitores dos cinco maiores países da União Europeia (Alemanha, França, Reino Unido, Espanha e Itália) quer referendar o Tratado Reformador da União Europeia.

Segundo a consulta, defendem o referendo 76 por cento dos alemães, 75% dos britânicos, 72% dos italianos, 65% dos espanhóis e 63% dos franceses.

A sondagem foi realizada entre 3 e 15 de Outubro pela Harris a 5064 adultos eleitores dos cinco países e foi divulgada nesta 5ª feira em que começa a cimeira que pode aprovar o Tratado Reformador da União Europeia.

Caso o Tratado seja aprovado nesta cimeira, ele será muito provavelmente assinado no mês de Dezembro em Lisboa, seguindo-se o processo de ratificação.

O Conselho Europeu e a Comissão pretendem a todo o custo evitar os referendos, com medo de que o "não" ganhe, como aconteceu nos referendos ao tratado constitucional em França e na Holanda em Maio de 2005.

A Irlanda terá de realizar um referendo, porque a lei irlandesa a tal obriga. Todos os outros governos estão a tentar evitar a sua realização, tendo 17 países já anunciado que não realizarão referendos, entre os quais a França e a Holanda.