EUA: Aumenta a pressão para a retirada

24 de agosto 2007 - 18:29
PARTILHAR

Foto myglesias/FlickrUm dos mais influentes senadores republicanos nas questões da segurança interna regressou ontem aos EUA duma visita ao Médio-Oriente e instou o presidente Bush a iniciar a retirada de tropas, a tempo de ter 5000 soldados de volta a casa no Natal. No mesmo dia, um relatório do organismo que coordena as 16 agências de informação e espionagem no terreno declarava não acreditar que o governo iraquiano possa aproveitar da melhor maneira o aumento do número de soldados que fez parte da "nova estratégia" da Casa Branca, prevendo o regresso da violência sectária nos próximos meses.

Tudo isto acontece em vésperas da divulgação do muito esperado relatório de avaliação dos progressos da situação no Iraque no que respeita à segurança e às condições políticas, uma das condições impostas pelo Congresso para desbloquear as verbas para o fundo de guerra que Bush pediu.



O contingente de mais de 160 mil soldados norte-americanos no Iraque deve começar a reduzir-se na próxima primavera, mas o relatório dos serviços de informações dizem que até essa altura não é de esperar que os políticos consigam dominar a situação, com a probabilidade das facções xiitas que romperam com o governo intensificarem a luta no próximo ano.



Ontem foi também divuilgado um estudo da Cruz Vermelha iraquiana que mostra a subida em flecha do número de refugiados no Iraque após o reforço da presença militar dos EUA, em Fevereiro deste ano, tendo passado de 500 mil para 1,1 milhão de pessoas obrigadas a fugir para escapar à violência. Em resultado deste processo de deslocação de populações motivado pelos bombardeamentos ou pela violência sectária, está a acentuar-se a tendência para a criação de enclaves religiosos de sunitas ou xiitas, que antes da ocupação conviviam nos mesmos bairros.

 


Ler também:

Bush compara Guerra do Iraque com Vietname