Iraque: 10% do dinheiro do petróleo em falta

12 de maio 2007 - 18:25
PARTILHAR

iraque_refinaria_petroleoMilhares de milhões de dólares provenientes da produção de petróleo dos últimos quatro anos no Iraque simplesmente desapareceram. A notícia é avançada pelo jornal New york Times que teve acesso a um documento do governo dos EUA segundo o qual faltam entre 100 mil e 300 mil barris de petróleo por dia dos dois milhões de barris produzidos todos os dias no Iraque. O relatório surge no momento em que os governos do Iraque e dos EUA estão sob pressão para mostrar progressos no nível de produção de petróleo, que continua a manter-se bem abaixo da meta anunciada de 3 milhões de barris por dia.

Veja aqui a notícia completa no New York Times

O relatório, da autoria do Gabinete de Prestação de Contas do Governo dos EUA deverá ser divulgado apenas na semana que vem. Contudo, segundo o New york Times, a discrepância foi avaliada em entre cinco milhões e 15 milhões de dólares por dia (com base num cálculo médio de 50 dólares por barril) desde a invasão do Iraque pelas forças norte-americanas e britânicas, em Março de 2003.



Segundo o jornal, o relatório não exprime certezas sobre o destino final da quantia em falta e admite várias explicações que passam pelo contrabando, pela corrupção, pela sabotagem, ou até pela hipótese de o governo iraquiano ter declarado uma produção de petróleo superior à que realmente se verificou.

Termos relacionados: Internacional