O antigo líder da Confederação Camponesa foi condenado a 4 meses de prisão, devido a uma acção contra os transgénicos.
A condenação foi confirmada pelo tribunal que rejeitou o recurso do líder camponês.
José Bové que se apresenta às eleições presidenciais, como candidato de muitos dos colectivos anti-neoliberais que se constituíram para fazer a campanha do “não” à constituição europeia é condenado, com mais seis militantes contra os OGM (Organismos Geneticamente Modificados), por, em Julho de 2004, ter participado numa acção de camponeses contra um campo de milho transgénico.
A sentença espera neste momento a decisão de um Juiz de aplicação de penas. O candidato já rejeitou a possibilidade de ficar em liberdade usando uma pulseira: “desde quando, alguém que é preso por manifestar as suas opiniões vai negociar a sua condenação? Nunca!”, disse José Bové.
Esta decisão do tribunal não consegue privar o candidato dos seus direitos cívicos e Bové não poderá ser preso antes das presidenciais. O candidato faz o seu primeiro comício amanhã.
Tribunais querem prender o candidato altermundialista José Bové
07 de fevereiro 2007 - 16:01
PARTILHAR