SONDAGENS DÃO VITÓRIA AOS DEMOCRATAS
As sondagens divulgadas nos Estados Unidos apontam para uma vitória democrata nas eleições de hoje, assegurando pelo menos o controlo da Câmara dos Representantes. As eleições renovam todas as 435 vagas da Câmara, 33 das cem do Senado e elegem 36 dos 50 governadores dos Estados.
No levantamento que aponta o melhor cenário para a oposição, feito pela TV CNN no fim-de-semana, os democratas abrem uma vantagem de vinte pontos: 58% a 38%. Na sondagem pior, do Centro de Pesquisas Pew, a diferença é cinco vezes menor, 47% a 43%. No meio do caminho está a encomendada pelo jornal USA Today ao Instituto Gallup, que regista 51% para os democratas e 44% para os republicanos. Em todas as sondagens, há uma ligeira diminuição da vantagem do Partido Democrata sobre o Republicano em relação aos levantamentos anteriores.
Para conseguir o controlo de ambas as Casas legislativas, os democratas têm de ganhar pelo menos 15 lugares na Câmara e seis no Senado. As sondagens prevêem que a maioria dos governos estaduais deve passar também para os democratas.
Historicamente, o partido no poder sempre perde assentos nas eleições que acontecem no sexto ano de governo de um presidente.
Ontem, num comício em Pensacola, o presidente George W. Bush atacou com violência: "A filosofia dos Democratas é esta: se ele respira, cobra-lhe impostos; se parar de respirar, encontra os filhos dele e cobra-lhes impostos". O ex-presidente Bill Clinton ripostou noutro comício: "Os republicanos não conseguem fazer nada bem", referindo-se à guerra do Iraque, ao furacão Katrina e aos escândalos em Washington.