Brasil pós-eleições

31 de outubro 2006 - 10:20
PARTILHAR

LULA REAFIRMA POLÍTICA ECONÓMICA RESTRITIVA

palocci_e_lulaO presidente reeleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, desautorizou ontem o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, que na véspera afirmara que a "era Palocci" chegou ao fim, referindo-se à política económica restritiva do ex-ministro da Fazenda (Finanças) António Palocci. (ver notícia do Esquerda de ontem). Palocci demitiu-se no final do mandato por suspeitas de envolvimento num caso de corrupção. Em entrevistas concedidas a emissoras de TV, Lula afirmou que a política económica não era do ex-ministro da Fazenda, mas sim do governo, e que a economia vai ter a "mesma seriedade na política fiscal".

Além de Tarso Genro, também Dilma Rousseff (Casa Civil) e Luiz Marinho (Trabalho) deram declarações sobre a política económica do primeiro mandato, dizendo que "o primeiro momento" havia acabado. Marinho chegou a dizer: "Palocci já foi".

Lula enfatizou que as declarações de Tarso foram uma "produção independente", não foram discutidas com ele, e que "a política económica do nosso governo era determinada pelo governo e, sobretudo, por mim".

Lula negou que tenha havido uma era Palocci, "como não tem era Guido Mantega" (o actual ministro). "O que precisamos entender é que nós estamos colhendo hoje coisas que foram plantadas no tempo do Palocci. A política económica está mais sólida."

Palocci comandou a economia brasileira de 2003 a Março deste ano. A sua gestão foi marcada por uma política de contenção de gastos e de juros altos.

Termos relacionados: Internacional