Corte nas indemnizações por despedimento dão 2.000 milhões por ano aos patrões

17 de March 2011 - 19:37

Tendo em conta o número de postos de trabalho destruídos em 2009 e os salários médios em Portugal, a proposta do Governo de reduzir as indemnizações por despedimentos dará um ganho extraordinário aos patrões de 2.270 milhões de euros por ano, no mínimo.

PARTILHAR
Valter Lemos e Helena André - Foto Paulo Novais/Lusa

O jornal Correio da Manhã divulgou nesta quinta feira, uma estimativa feita pelo economista Eugénio Rosa dos resultados da proposta do Governo para os patrões e para os trabalhadores.

Aquele economista tomou como base a média mensal de 154.501 postos de trabalho destruídos em 2009 e o salário médio mensal de 918 euros e concluiu que, com a proposta governamental, os trabalhadores despedidos receberiam menos 95 milhões de euros por cada ano de serviço.

Eugénio Rosa conclui: “Tomando como base os despedidos durante um ano e uma duração média do contrato de dois anos, esta medida dá um ganho extraordinário mínimo aos patrões de 2.270 milhões de euros por ano”.

O Governo, através da ministra do Trabalho Helena André e do secretário de Estado Valter Lemos, apresentou no conselho de concertação social uma proposta de redução das indemnizações por despedimento para 20 dias de salário por cada ano de trabalho, sendo metade da indemnização paga pelas empresas e outra metade por um fundo de despedimentos a criar.